10 de julho de 2010

'Os famosos e os duendes da morte',

'Os famosos e os duendes da morte', em cartaz até dia 18 no Cine Líbero.

O quanto podemos imergir no mundo virtual a ponto de só conseguirmos nos expressar por meio de blogs, flickrs, vídeos e centenas de redes sociais? Confundir o mundo real com o virtual é comum, principalmente quando a vida (aparentemente) anda tão monótona que não há nada que se possa fazer além de buscar distração na internet.
Esse é o caso de Mr. Tambourine Man, codinome usado por um adolescente de 16 anos, que precisa fugir - pelo menos em pensamento - da pequena e estagnada cidade onde vive no interior do Rio Grande do Sul. A vida do adolescente, seus devaneios e conflitos são retratados no filme “Os Famosos e os Duendes da Morte” de Esmir Filho, que permanece em cartaz até 18 de julho no Cine Líbero Luxardo. Apesar de este ser o primeiro longa do diretor, você certamente se lembra de um famoso vídeo do cineasta: Tapa na
Pantera, hit que fez sucesso no Youtube.
‘Os Famosos e os Duendes da Morte’ é baseado na obra de Ismael Caneppele, ‘Música para Quando as Luzes se Apagam’, e tudo nele é rodeado de mistérios. Ao longo do filme poucos fatos são esclarecidos, cabendo ao telespectador tirar suas próprias conclusões.
Em uma cidadezinha gaúcha habitada por descendentes de alemães, Mr. Tambourine Man compartilha a sua angustia com vários contatos na internet, único lugar onde ele consegue se expressar. Sempre guiado pelas músicas de seu ídolo, Bob Dylan (claro), o adolescente visita constantemente o flickr e os vídeos no Youtube da menina Jingle Jungle - mais uma referência à música de Dylan - entretanto, não sabemos exatamente o porquê dessa obsessão, apenas que sua lembrança é motivo de grande angústia para o jovem.


A vida previsível de Mr. Tambourine Man começa a mudar com a chegada de Julian, que proporcionará uma série de acontecimentos na vida do adolescente. ‘Os famosos e os Duendes da Morte’ foi ganhador do Troféu Redentor no Festival do Rio 2009 e destaque em vários festivais fora do Brasil.

por Vivian Carvalho

edição: Amanda Aguiar

Para saber mais: http://www.ecleteca.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário