O quanto podemos imergir no mundo virtual a ponto de só conseguirmos nos expressar por meio de blogs, flickrs, vídeos e centenas de redes sociais? Confundir o mundo real com o virtual é comum, principalmente quando a vida (aparentemente) anda tão monótona que não há nada que se possa fazer além de buscar distração na internet.
Esse é o caso de Mr. Tambourine Man, codinome usado por um adolescente de 16 anos, que precisa fugir - pelo menos em pensamento - da pequena e estagnada cidade onde vive no interior do Rio Grande do Sul. A vida do adolescente, seus devaneios e conflitos são retratados no filme “Os Famosos e os Duendes da Morte” de Esmir Filho, que permanece em cartaz até 18 de julho no Cine Líbero Luxardo. Apesar de este ser o primeiro longa do diretor, você certamente se lembra de um famoso vídeo do cineasta: Tapa na
Pantera, hit que fez sucesso no Youtube.
‘Os Famosos e os Duendes da Morte’ é baseado na obra de Ismael Caneppele, ‘Música para Quando as Luzes se Apagam’, e tudo nele é rodeado de mistérios. Ao longo do filme poucos fatos são esclarecidos, cabendo ao telespectador tirar suas próprias conclusões.Em uma cidadezinha gaúcha habitada por descendentes de alemães, Mr. Tambourine Man compartilha a sua angustia com vários contatos na internet, único lugar onde ele consegue se expressar. Sempre guiado pelas músicas de seu ídolo, Bob Dylan (claro), o adolescente visita constantemente o flickr e os vídeos no Youtube da menina Jingle Jungle - mais uma referência à música de Dylan - entretanto, não sabemos exatamente o porquê dessa obsessão, apenas que sua lembrança é motivo de grande angústia para o jovem.
A vida previsível de Mr. Tambourine Man começa a mudar com a chegada de Julian, que proporcionará uma série de acontecimentos na vida do adolescente. ‘Os famosos e os Duendes da Morte’ foi ganhador do Troféu Redentor no Festival do Rio 2009 e destaque em vários festivais fora do Brasil.
por Vivian Carvalho
edição: Amanda Aguiar
Para saber mais: http://www.ecleteca.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário