2 de julho de 2010

Muita Sinergia Cultural... Olha as Quadrilhas ai Pessoá.!

No dia de São João, 24, a Unipop abreu as portas de seu porão cultural, para discutir as transformações das coreografias das danças de quadrilhas.
Do tradicional “arrasta-pé” ao atual “rebolation”, as transformações coreográficas das quadrilhas juninas de Belém forão analisadas durante o Sinergia Cultural, que o Instituto Universidade Popular (Unipop) promoveu na quinta, 24 de junho, em homenagem a São João. A atividade foi gratuita e aconteceu as 19 horas, no Porão Cultural da Unipop, na Avenida Senador Lemos, 557, próximo à Praça Brasil, no bairro Umarizal.

O estudo é fruto da dissertação de Mestrado da docente em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com o tema “Contando o Tempo: Transformação, Coreografia e Modernidade no Espetáculo da Quadrilha Junina em Belém do Pará”, Eleonora faz uma análise histórica e descritiva dessa dança popular desde meados da década de 60. “Em cada década, desvela-se uma paixão crescente pela quadrilha, com o propósito de inovar e destacar o fomento artístico popular existente nos brincantes”, explica.
Após a exposição da docente, o público presente participou da vivencia da cultura popular e entrou na dança por meio de uma “quadrilha maluca”, que foi realizada pelo Grupo]de Teatro da UNIPOP. “A partir da exposição sobre as transformações coreográficas das quadrilhas juninas

O Sinergia Cultural é um projeto da Unipop realizado no final de cada mês, com o objetivo de socializar, gratuitamente, para a comunidade em geral, os resultados de estudos e pesquisas acerca da temática cultural.

Fonte: Max Costa, assessor de comunicação da Unipop. ( Com Adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário