8 de julho de 2010

I Forúm de Belém de Perfomance Negra.

A Companhia de Dança e Teatro Will Junior, em parceira com a AFAIA - Associação dos Filhos e Amigos Ilê Iyá Omi Axé Ofa Kare, juntas estão realizando na Cidade de Belém/Pa o I FORUM DE BELÉM DE Performance negra, o evento acontece no período de 05 a 09 de Julho, no Instituto de Artes do Pará.


A união das duas entidades surgiu logo após o recebimento do premio I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, onde ambas foram as únicas ganhadora de toda a região norte.
A proposta principal é fomentar o desenvolvimento da arte, baseada nas matrizes afro brasileiras. O evento, que reúnam dançarinos, atores, figurinistas, coreógrafos, entre outros artistas, que conduzem a dança e o teatro negro em Belém.

Os participantes refletem os modos de criação, produção, finalização e vinculação das dinâmicas que predominam a prática artístico cultural negra, através de palestras, debates, oficinas, apresentações populares e de espetáculos de teatro e dança. A diversidade da proposta estética que fomentam nossas atividades e formas de inserção nas comunidades, reflete valores comuns. Contudo, os obstáculos que muitas vezes enfrentamos para assegurar nosso fazer artístico impõe a necessidade de que os órgãos governamentais, para além do apoio à realização do Fórum, invistam na nossa afetiva participação nos espaços de decisão de políticas culturais a exemplo de conselhos, Câmaras Setoriais e Comissões, bem como criem ações afirmativas por meio de editais de incentivo e valorização das artes cênicas negras.

O evento contará com oficinas, mesas de debates, plenárias, apresentações culturais ,sendo elas de “Oficina de Dança”, “oficina de Teatro”, “Oficina de Canto” e “Oficina de Percussão”.

* Eu em particular estou vivênciando e entrando pela primeira vez( com mais profundidade) nas relações negras e procurando entender à importância Afro Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário