24 de julho de 2010

CORPO. Abrindo os olhos para a importância da Mulher!


Qualquer análise dos indicadores sociais brasileiros mostra um quadro alarmante sobre a siruação das mulheres: salários menores do que o dos homens para funções equivalentes;violências de todo tipo,dos crimes considerados passionais ao assédio no trabalho,passando pelas agressões domésticas;visão sexista dos meios de comunicação, em especial através da publicidade;realização de abortos clandestinos sem amparo médico ou psicológico por parte do Estado;exploração e abuso sexual,inclusive na infância e adolescência;participação desigual nos espaços políticos de representação;jornadas duplas ou triplas de trabalho.

Diante dista situação, o teatro deveria incluir a reflexão sobre o gênero no conjunto das suas preocupações,dedicando atenção à opressão sofrida pelas mulheres e às formas de organização e resistência dessa parcela majoritária da população. O projeto Carne-Patriarcado e Capitalismo quer estimular o debate, através de meios artísticos (trabalho cênico, exibição de filmes, oficinas) e não-artísticos (seminários,debates), em torno ds questões específicas e gerais relacionadas à opressão de gênero e à exploração sexual.


Sobre a Kiwi.
A Kiwi Companhia de Teatro surgiu em 1996, em Curitiba. Nestes 12 anos produziu uma quinzena de montagens teatrais. Além de espetáculos, a Companhia realizou leituras dramáticas de autores como Beckett, Kafka, Hilda Hilst, Elfriede Jelinek e Heiner Müller e organizou cursos, oficinas e debates sobre a encenação e a dramaturgia contemporâneas. Um dos objetivos do grupo responde à necessidade de, simultaneamente, fazer e pensar o teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário