17 de março de 2013

Integrantes do Coletivo Jovem participam de gravação de vídeo do Programa Juventude, Participação e Autonomia (JPA) da UNIPOP.

Dando continuidade às ações da "Campanha: Que Cidade Queremos Para Viver," que faz parte do Projeto Amazônia: Juventude urbana fazendo sua opção pela vida, do Instituto Universidade Popular em Belém do Pará.
É que a Juventude Participação e Autonomia (JPA) produziu nesse sábado (16) o vídeo: O protagonismo e a Participação Juvenil.
Com a participação de integrantes do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Pará.
]
Entre 2010 e 2012, foi realizado o Projeto Amazônia, que proporcionou aos participantes um curso de qualificação profissional diferenciado, estimulando a autonomia da juventude, a continuação nos estudos e a inserção no mercado de trabalho. Além da participação em diversas atividades, como a própria Campanha: Que Cidade Queremos Para Viver, desenvolvida com o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania do Governo Federal, e a partir do Núcleo de Articuladores Jovens da JPA, composta por jovens de vários bairros da periferia da Região Metropolitana de Belém. E que se reuni para debater temáticas que envolvem assuntos do direito de viver da juventude. Sendo um dos principais debates o direito sobre à cidade.
Através de  rodas de conversas, participação em seminários, realizando diversas ações nas comunidades atendidas pelo programa, entre outras. A JPA vem colhendo resultados.
Um dos exemplos dessa particpação da juventude foi a própria campanha, que mobilizou cerca de 1600 jovens por onde passou.

Perguntas como:
* No que a campanha contribuiu para seu engajamento político na comunidade?
* O que você acha que mobiliza o jovem a participar?
* Qual a importância do jovem ser protagonista?
* Como você se sente realizando essas ações e atividades? Ponderaram o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário