7 de março de 2013

Amém!

Por: Richard Callefa


 “Amem!” entra em cartaz para refletir sobre como homossexuais são encarados pelas instituições sociais.

Em tempos de discussões polêmicas envolvendo a homossexualidade nas plenárias nacionais e internacionais, a arte também busca discutir o tema, só que dessa vez no palco. Com o espetáculo teatral “Amem!”, o Grupo de teatro Abjetados faz uma reflexão crítica sobre o assunto e sua relação com instituições sociais tão enraizadas na sociedade contemporânea, como o exército, a escola, o casamento e a igreja.

O espetáculo se apresenta de 21 a 24 de março, no Teatro Cláudio Barradas, e através de uma cenografia simples e baseada na atuação, levanta discussões sobre indivíduos que tem sua sexualidade ferida e violada por sistemas rígidos de poder.

O título do espetáculo ajuda a explicar um estado de conformidade que a sociedade parece estar subordinada e que oprime os homossexuais. Em hebraico, o termo Amém quer dizer “que assim seja”, um título que abre a discussão para questões como abuso de autoridade no exército, bullying na escola, casamento igualitário e descaso religioso. Mas, de fato, que assim seja?

Um comentário:

  1. Muito digno utilizar-se do teatro para tratar de um assunto que por muito tempo foi (e ainda é ainda que em outras escalas) marginalizado assim como a arte teatral.
    Fico feliz de ver a utilização do teatro como forma de contestação de valores sociais; o caráter político do teatro. Afinal, fazer teatro em Belém já é um ato político.
    Estou na torcida de que "Amém" vá além do "Que assim seja".

    ResponderExcluir