22 de março de 2013

Arte-educação e o Meio Ambiente em Oeiras do Pará.

No dia Mundial da Água, o Coletivo Jovem promoveu em parceria com a Comissão Organizadora Estadual (COE) da IV Conferência Infanto Juvenil, mais uma “Oficina Preparatória”. E entre o público presente estava o Arte-Educador Alexandre, representante do município de Oeiras do Pará que chamou a atenção com seus instrumentos regionais como Maracás, Reco-recos, Macaquinhos, Apitos, Tambores e entre outros...

Com a palestra: Sustentabilidade e Arte-Educação o artista traçou sua trajetória de amor pelo que faz e a importância de seu papel como educador na localidade. Transformando a realidade e tirando os jovens de Oeiras da ociosidade.
Com criatividade, conscientização e sustentabilidade. Alexandre utiliza-se do Bambú para a confecção dos instrumentos.
A matéria prima é retirada da plantação cultivada pelo próprio artesão e pelos jovens atendidos pelo projeto. Ele diz que o Bambú tem uma madeira mais resistente e seu potencial de aproveitamento é muito maior que a da Umbaúba.
A Umbaúba é outra espécie muito utilizada entre os artesãos para a confecção desses instrumentos. Mas seu impacto ambiental é bem maior. Pois, o espaço de tempo necessário para a retirada, corte e utilização da Umbaúbeira requer um tempo de 10 a 15 anos para que ela esteja na idade ideal de corte. E o seu aproveitamento madeireiro não chega a 10%, sem contar que é um dos principais alimentos para a fauna da região.
Ao utilizar o Bambú como matéria para a confecção e aprendizagem da educação desses jovens no município. O Arte-Educador está transformando a realidade da região e promovendo o resgate de valores culturais e preservação da natureza. Utilizando-se dos recursos naturais de forma sustentável e sonora.


*O Coletivo Jovem de Meio Ambiente. Agradece a iniciativa do Arte-Educador Alexandre e tantos outros Artistas, Educadores e Educadoras, Gestores, Técnicos da Educação...Por acreditarem que é possível transformar o modelo educacional que a décadas e décadas se instalou no sistema. Por uma OUTRA EDUCAÇÃO de valores, autonomia, protagonismo, metodologias da aproximação e trocas de saberes conjuntas de,com, para as juventudes.

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