6 de setembro de 2010

Vamos ao Grito dos Excluídos, Saída às 8 da manhã do Largo de Nazaré.

Grito dos Excluídos 2010 defende a reforma agrária


03/09/2010

Movimentos sociais do campo e da cidade saem às ruas, de todo o país, neste dia 7 de setembro, em mais uma edição do Grito dos Excluídos. Em Belém, a caminhada começará por volta das 9 horas, saindo da Praça Santuário (CAN) em direção à Praça da República. O Grupo de Teatro da Unipop participará da manifestação, apresentando uma performance em defesa de justiça social e contra o latifúndio.

O ato público terá início com uma celebração ecumênica e contará com diversas místicas e pronunciamentos de entidades que defendem a reforma agrária e a soberania alimentar. Durante o trajeto, paradas irão convidar a sociedade paraense a refletir sobre a concentração fundiária e os conflitos no campo no Estado.

Este ano, além de participar da manifestação do Grito dos Excluídos, a população pode, também, votar no Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra, com urnas itinerantes durante a manifestação e outras que estarão espalhadas pela Praça da República. A votação que começou no dia 1º de setembro em todo o país, faz parte de uma campanha popular, desenvolvida pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, que tem o apoio de entidades como a CNBB e a ABONG.

Durante a votação, as pessoas devem responder a duas perguntas. A primeira quer saber se o cidadão concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho, enquanto a segunda questiona se tal limite possibilita o aumento na produção de alimentos saudáveis e a melhoria das condições de vida no campo e na cidade.

O objetivo do Plebiscito é promover uma reflexão da sociedade sobre esta temática e mobilizar a população brasileira pela aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional, que limite as propriedades de terra em 35 módulos fiscais. Segundo o Fórum Nacional, este limite dá garantias suficientes para prover o sustento e a vida digna de uma família, e varia entre 175 a 3.500 hectares, de acordo com a situação geográfica, a qualidade do solo, o relevo e as condições de acesso.

Perguntas do Plebiscito:

1 – Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?
2 – Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?

As informações são do site: http://www.unipop.org.br/detalha_noticia.php?id=1148

Para ficar antenado: http://www.gritodosexcluidos.org/cartaz_2010/   http://www.limitedaterra.org.br/

Um comentário:

  1. Massa, muito massa. Gostei muito! Cheguei a me imaginar caminhando com vc's e gritando loucamente, rs. Abraços.

    ResponderExcluir