24 de setembro de 2010

9ª Parada do Orgulho LGBT de Belém.“Vote Pela Cidadania e Diga Não á Homofobia”

* Abrindo Parêntese.

Esse espaço é diverso e plural, nada mais justo e sensato divulgar as ações dos amigos que lutam diáriamente por reconhecimento de suas orientações sexuais.
Olha só o que vai rolar na cidade durante esse final de semana. Para quem é simpatizante ou não vale a pena ficar ligado e quem se sentir a vontade,seja bem-vindo/a.

_________________________________________________________________________________
O Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Pará vêm empreendendo uma luta histórica pela garantia da equidade de direitos e inclusão social de todos que fazem parte deste segmento social. Diversas conquistas já foram alcançadas, entretanto, elas ainda não significam uma real integração do segmento à sociedade. Entre as ferramentas de combate ao cerceamento dos direitos humanos dos homossexuais, podemos citar a busca pela afirmação da identidade sexual, através de uma postura política engajada que exige visibilidade e respeito. Um fato ilustrativo disto são as manifestações públicas realizadas em celebração ao Dia Mundial do Orgulho Gay e as Paradas do Orgulho LGBT.


Com o intuito de fortalecer o movimento LGBT do Pará, que por sua vez vem buscando apoio na construção de espaço no âmbito sócio-político-econômico e cultural deste Estado, e, considerando as necessidades básicas dessa clientela em evidencia o Grupo Homossexual do Pará – GHP, Movimento LGBT do Pará, Cidadania Orgulho e Respeito – COR, Grupo Pela Livre Orientação Sexual – APOLLO e Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia - GRETTA, realizará no dia 26 de setembro a 9ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Belém, visto que a expressão deste público ainda se restringe a guetos, e necessita ser incorporada a vida em sociedade de forma igualitária.

Como expressão simbólica do público e da cultura LGBT em diálogo com outros segmentos sociais e interação com toda a sociedade Belenense, a Parada do Orgulho LGBT de Belém, se dará em um processo de ações de formação cidadã e expressão afirmativa dos traços identitários deste segmento, desenvolvendo na sociedade valores de respeito à diversidade humana, cultural e de valorização e reconhecimento às pessoas LGBT.

A Parada do Orgulho LGBT de Belém está na agenda Paraense do Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra LGBT, e de Promoção da Cidadania de Homossexuais “Pará sem Homofobia”. Este Programa é uma das bases fundamentais para ampliação e fortalecimento do exercício da cidadania no Pará. Trata-se de um marco histórico na luta pelo direito à Igualdade e pelo respeito à Diferença. É o reflexo da consolidação de avanços políticos, sociais e legais já conquistados. As programações que antecedem a PARADA iniciam-se no dia 21 a 25 de Julho com Seminários, Mostra de Filmes, Palestras, Campanhas de Prevenção as DST/HIV/HV e de Combate a Homo-Lesbo-Transfobia e findam-se no dia 26 com a realização da Parada do Orgulho LGBT DE Belém. As atividades da Parada serão desenvolvidas a partir em uma ampla divulgação do processo de prevenção e Combate a Homo-Lesbo-Transfobia, com a disponibilidade de computadores para votação e ampla divulgação da Campanha Diga Não a Homofobia, que pretende junto ao Poder Legislativo, penalizar a discriminação em razão da Orientação Sexual, uma vez que a Parada tem reflexos com participantes de todas a Regiões do Pará, o que facilitará a divulgação de tais ações nos diversos municípios de origem, intercambiando experiências que contribuirão para o processo de construção de novas Políticas de Reconhecimento a Pessoa LGBT, comprometida com o respeito às diferenças e a militância de diversos LGBT do Estado que lutam incansavelmente para o combate a todas as fobias, Aids/DST, preconceitos e discriminações na certeza de que igualmente tais vitorias reflitam a equidade social para todos os LGBT e demais grupos socialmente silenciados, estereotipados que permeiam o contexto nacional e sobretudo do Norte do país, garantindo a tão sonhada harmonia social.

Jocelio Ferreira
Movimento LGBT do Pará
Secretaria Executiva de Politicas para Gays

Nenhum comentário:

Postar um comentário