15 de setembro de 2010

Horário eleitoral custa mais de R$ 850 milhões ao contribuinte.

Estar no ar, a propaganda eleitoral do Rádio e da Televisão.Os eleitores brasileiros estão conhecendo as propostas dos candidatos aos cargos de deputado federal, estadual e distrital, presidente da República, senador e governador. É o conhecido horário eleitoral — gratuito para os partidos, mas pago pelos contribuintes em 80% e pelas emissoras em 20%.

Devido à veiculação da propaganda eleitoral, as emissoras de Rádio e TV abertas recebem do governo desconto no pagamento do Imposto de Renda, ou seja, uma isenção fiscal parcial. A dedução prevista é de 80% do valor cobrado pela transmissão de propagandas comerciais naquele horário, de acordo com a tabela de cada emissora. O desconto está em vigor desde 1993.

A isenção é válida também para as inserções publicitárias que ocorrem entre os períodos de eleições, ou seja, fora do período de propaganda gratuita. Neste ano, a Receita Federal estima em mais de R$ 850 milhões a soma do dinheiro que deixará de ir para os cofres públicos em razão do horário eleitoral. Além disso, a população também participa financeiramente das campanhas por intermédio do fundo partidário – que neste ano somou R$ 200 milhões.

Fonte: Carolina Pompeu - Agência Câmara

Abrindo parêntese
Ou seja, aquela ideia passada do horário ser gratuito, é tudo papo furado. Você cidadão contribuinte tem um fardo imenso a carregar para esse trabalho. Do suor(trabalho) do dia-a-dia onde as contribuições(capital) poderiam estar sendo investidas em saúde, educação,saneamento, cultura e etc...Vão para os cansativos e chatos horários eleitorais "gratuitos".

Bah...para as eleições!

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