24 de setembro de 2010

Sinergia: Tambor de Mina.

Os diferentes sons dos tambores vão ecoar na noite desta sexta-feira, 24, no Porão Cultural do Instituto Universidade Popular (Unipop). É o que promete a percussionista Eduarda Souza, que será a principal atração do projeto Sinergia Cultural, promovido pela Unipop. A apresentação está prevista para acontecer a partir das 19h30 e a entrada será gratuita.


Durante a apresentação, Eduarda Souza pretende envolver o público presente, através da interação com diferentes instrumentos musicais. “Queremos fazer todo mundo tocar e tirar sons de um instrumento, e no final fazer, consciente ou inconscientemente, uma música”, revela. Segundo a percussionista, a intenção é perceber em todos a sensação que se tem no corpo, a partir do domínio do som e do silêncio que a música possibilita.

Percussionista e arte-educadora da Funcap, Eduarda Souza vai mostrar a experiência ousada que desenvolve com adolescentes infratores, utilizando a música como uma forma de re-socialização. Através da percussão, a arte-educadora trabalha a musicalização como uma terapia, para que os adolescentes expressem por meio dos sons, o que pensam, o que sentem e o que querem.

Filha de santo e integrante da religião “Tambor de Mina”, Eduarda Souza é estudante do curso de Antropologia da UFPA, onde mistura e combina pesquisas sobre afro-religiosidade amazônica, com o seu talento musical e a descoberta de novos sons.

A apresentação da percussionista neste dia 24 faz parte do projeto Sinergia Cultural, que a Unipop desenvolve na última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de socializar, gratuitamente, para a comunidade em geral, os resultados de estudos e pesquisas desenvolvidos por artistas locais, acerca de uma determinada temática cultural.
 
Por: Alexandre Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário