29 de setembro de 2010

Por aih: Tinos fotográficos

Eletrodifusão na parede

A Cidade olha à beleza única da mulher paraense. 

Resultado de um longo trabalho. Cansaço de pés.

Incorporando uma mão na história.

Panelas,coador e um resultado.

Vendo a vida passar.

 Do chão ao teto, dá parede ao chão.

A modernidade.
Direitos fotográficos: Jorge Anderson.

Na Escola de Comunicação Social: Estudos sobre televisão.




 Click's: Jorge Anderson

A Midia comercial em guerra contra Lula e Dilma.

Sou profundamente pela liberdade de expressão em nome da qual fui punido com o "silêncio obsequioso"pelas autoridades do Vaticano. Sob risco de ser preso e torturado, ajudei a editora Vozes a publicar corajosamente o "Brasil Nunca Mais" onde se denunciavam as torturas, usando exclusivamente fontes militares, o que acelerou a queda do regime autoritário.

Esta história de vida, me avalisa fazer as críticas que ora faço ao atual enfrentamento entre o Presidente Lula e a midia comercial que reclama ser tolhida em sua liberdade. O que está ocorrendo já não é um enfrentamento de idéias e de interpretações e o uso legítimo da liberdade da imprensa. Está havendo um abuso da liberdade de imprensa que, na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff. Nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta.
Precisamos dar o nome a esta mídia comercial. São famílias que, quando vêem seus interesses comerciais e ideológicos contrariados, se comportam como "famiglia" mafiosa. São donos privados que pretendem falar para todo Brasil e manter sob tutela a assim chamada opinião pública. São os donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo, da revista Veja na qual se instalou a razão cínica e o que há de mais falso e xulo da imprensa brasileira. Estes estão a serviço de um bloco histórico, assentado sobre o capital que sempre explorou o povo e que não aceita um Presidente que vem deste povo. Mais que informar e fornecer material para a discusão pública, pois essa é a missão da imprensa, esta mídia empresarial se comporta como um feroz partido de oposição.
Na sua fúria, quais desesperados e inapelavelmente derrotados, seus donos, editorialistas e analistas não têm o mínimo respeito devido à mais alta autoridade do pais, ao Presidente Lula. Nele vêem apenas um peão a ser tratado com o chicote da palavra que humilha.
Mas há um fato que eles não conseguem digerir em seu estômago elitista. Custa-lhes aceitar que um operário, nordestino, sobrevivente da grande tribulação dos filhos da pobreza, chegasse a ser Presidente. Este lugar, a Presidência, assim pensam, cabe a eles, os ilustrados, os articulados com o mundo, embora não consigam se livrar do complexo de vira-latas, pois se sentem meramente menores e associados ao grande jogo mundial. Para eles, o lugar do peão é na fábrica produzindo.
Como o mostrou o grande historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma) "a maioria dominante, conservadora ou liberal, foi sempre alienada, antiprogresssita, antinacional e nãocontemporânea. A liderança nunca se reconciliou com o povo. Nunca viu nele uma criatura de Deus, nunca o reconheceu, pois gostaria que ele fosse o que não é. Nunca viu suas virtudes nem admirou seus serviços ao país, chamou-o de tudo, Jeca Tatu, negou seus direitos, arrasou sua vida e logo que o viu crescer ela lhe negou, pouco a pouco, sua aprovação, conspirou para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que contiua achando que lhe pertence (p.16)".
Pois esse é o sentido da guerra que movem contra Lula. É uma guerra contra os pobres que estão se libertando. Eles não temem o pobre submisso. Eles tem pavor do pobre que pensa, que fala, que progride e que faz uma trajetória ascedente como Lula. Trata-se, como se depreende, de uma questão de classe. Os de baixo devem ficar em baixo. Ocorre que alguém de baixo chegou lá em cima. Tornou-se o Presidene de todos os brasileiros. Isso para eles é simplesmente intolerável.
Os donos e seus aliados ideológicos perderam o pulso da história. Não se deram conta de que o Brasil mudou. Surgiram redes de movimentos sociais organizados de onde vem Lula e tantas outras lideranças. Não há mais lugar para coroneis e de "fazedores de cabeça" do povo. Quando Lula afirmou que "a opinião pública somos nós", frase tão distorcida por essa midia raivosa, quis enfatizar que o povo organizado e consciente arrebatou a pretensão da midia comercial de ser a formadora e a porta-voz exclusiva da opinião pública. Ela tem que renunciar à ditadura da palabra escrita, falada e televisionada e disputar com outras fontes de informação e de opinião.
O povo cansado de ser governado pelas classes dominantes resolveu votar em si mesmo. Votou em Lula como o seu representante. Uma vez no Governo, operou uma revolução conceptual, inaceitável para elas. O Estado não se fez inimigo do povo, mas o indutor de mudanças profundas que beneficiaram mais de 30 milhões de brasileiros. De miseráveis se fizeram pobres laboriosos, de pobres laboriosos se fizeram classe média baixa e de classe média baixa de fizeram classe média. Começaram a comer, a ter luz em casa, a poder mandar seus filhos para a escola, a ganhar mais salário, em fim, a melhorar de vida.
Outro conceito innovador foi o desenvolvimento com inclusão soicial e distribuição de renda. Antes havia apenas desenvolvimento/crescimento que beneficiava aos já beneficiados à custa das massas destituidas e com salários de fome. Agora ocorreu visível mobilização de classes, gerando satisfação das grandes maiorias e a esperança que tudo ainda pode ficar melhor. Concedemos que no Governo atual há um déficit de consciência e de práticas ecológicas. Mas importa reconhecer que Lula foi fiel à sua promessa de fazer amplas políticas públicas na direção dos mais marginalizados.
O que a grande maioria almeja é manter a continuidade deste processo de melhora e de mudança. Ora, esta continuidade é perigosa para a mídia comercial que assiste, assustada, o fortalecimento da soberania popular que se torna crítica, não mais manipulável e com vontade de ser ator dessa nova história democrática do Brasil. Vai ser uma democracia cada vez mais participativa e não apenas delegatícia. Esta abria amplo espaço à corrupção das elites e dava preponderância aos interesses das classes opulentas e ao seu braço ideológico que é a mídia comercial. A democracia participativa escuta os movimentos sociais, faz do Movimento dos Sem Terra (MST), odiado especialmente pela VEJA faz questão de não ver, protagonista de mudanças sociais não somente com referência à terra mas também ao modelo econômico e às formas cooperativas de produção.
O que está em jogo neste enfrentamento entre a midia comercial e Lula/Dilma é a questão: que Brasil queremos? Aquele injusto, neocoloncial, neoglobalizado e no fundo, retrógrado e velhista ou o Brasil novo com sujeitos históricos novos, antes sempre mantidos à margem e agora despontando com energias novas para construir um Brasil que ainda nunca tínhamos visto antes.
Esse Brasil é combatido na pessoa do Presidente Lula e da candidata Dilma. Mas estes representam o que deve ser. E o que deve ser tem força. Irão triunfar a despeito da má vontade deste setor endurecido da midia comercial e empresarial. A vitória de Dilma dará solidez a este caminho novo ansiado e construido com suor e sangue por tantas gerações de brasileiros.

*teólogo, filósofo, escritor e representante da Iniciativa Internacional da Carta da Terra.


Nota:Teatro de rua no Brasil.

Teatro em aula: Estudos para o "Ode ao Círio". Unipop












24 de setembro de 2010

Sinergia: Tambor de Mina.

Os diferentes sons dos tambores vão ecoar na noite desta sexta-feira, 24, no Porão Cultural do Instituto Universidade Popular (Unipop). É o que promete a percussionista Eduarda Souza, que será a principal atração do projeto Sinergia Cultural, promovido pela Unipop. A apresentação está prevista para acontecer a partir das 19h30 e a entrada será gratuita.


Durante a apresentação, Eduarda Souza pretende envolver o público presente, através da interação com diferentes instrumentos musicais. “Queremos fazer todo mundo tocar e tirar sons de um instrumento, e no final fazer, consciente ou inconscientemente, uma música”, revela. Segundo a percussionista, a intenção é perceber em todos a sensação que se tem no corpo, a partir do domínio do som e do silêncio que a música possibilita.

Percussionista e arte-educadora da Funcap, Eduarda Souza vai mostrar a experiência ousada que desenvolve com adolescentes infratores, utilizando a música como uma forma de re-socialização. Através da percussão, a arte-educadora trabalha a musicalização como uma terapia, para que os adolescentes expressem por meio dos sons, o que pensam, o que sentem e o que querem.

Filha de santo e integrante da religião “Tambor de Mina”, Eduarda Souza é estudante do curso de Antropologia da UFPA, onde mistura e combina pesquisas sobre afro-religiosidade amazônica, com o seu talento musical e a descoberta de novos sons.

A apresentação da percussionista neste dia 24 faz parte do projeto Sinergia Cultural, que a Unipop desenvolve na última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de socializar, gratuitamente, para a comunidade em geral, os resultados de estudos e pesquisas desenvolvidos por artistas locais, acerca de uma determinada temática cultural.
 
Por: Alexandre Luz.

9ª Parada do Orgulho LGBT de Belém.“Vote Pela Cidadania e Diga Não á Homofobia”

* Abrindo Parêntese.

Esse espaço é diverso e plural, nada mais justo e sensato divulgar as ações dos amigos que lutam diáriamente por reconhecimento de suas orientações sexuais.
Olha só o que vai rolar na cidade durante esse final de semana. Para quem é simpatizante ou não vale a pena ficar ligado e quem se sentir a vontade,seja bem-vindo/a.

_________________________________________________________________________________
O Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Pará vêm empreendendo uma luta histórica pela garantia da equidade de direitos e inclusão social de todos que fazem parte deste segmento social. Diversas conquistas já foram alcançadas, entretanto, elas ainda não significam uma real integração do segmento à sociedade. Entre as ferramentas de combate ao cerceamento dos direitos humanos dos homossexuais, podemos citar a busca pela afirmação da identidade sexual, através de uma postura política engajada que exige visibilidade e respeito. Um fato ilustrativo disto são as manifestações públicas realizadas em celebração ao Dia Mundial do Orgulho Gay e as Paradas do Orgulho LGBT.


Com o intuito de fortalecer o movimento LGBT do Pará, que por sua vez vem buscando apoio na construção de espaço no âmbito sócio-político-econômico e cultural deste Estado, e, considerando as necessidades básicas dessa clientela em evidencia o Grupo Homossexual do Pará – GHP, Movimento LGBT do Pará, Cidadania Orgulho e Respeito – COR, Grupo Pela Livre Orientação Sexual – APOLLO e Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia - GRETTA, realizará no dia 26 de setembro a 9ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Belém, visto que a expressão deste público ainda se restringe a guetos, e necessita ser incorporada a vida em sociedade de forma igualitária.

Como expressão simbólica do público e da cultura LGBT em diálogo com outros segmentos sociais e interação com toda a sociedade Belenense, a Parada do Orgulho LGBT de Belém, se dará em um processo de ações de formação cidadã e expressão afirmativa dos traços identitários deste segmento, desenvolvendo na sociedade valores de respeito à diversidade humana, cultural e de valorização e reconhecimento às pessoas LGBT.

A Parada do Orgulho LGBT de Belém está na agenda Paraense do Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra LGBT, e de Promoção da Cidadania de Homossexuais “Pará sem Homofobia”. Este Programa é uma das bases fundamentais para ampliação e fortalecimento do exercício da cidadania no Pará. Trata-se de um marco histórico na luta pelo direito à Igualdade e pelo respeito à Diferença. É o reflexo da consolidação de avanços políticos, sociais e legais já conquistados. As programações que antecedem a PARADA iniciam-se no dia 21 a 25 de Julho com Seminários, Mostra de Filmes, Palestras, Campanhas de Prevenção as DST/HIV/HV e de Combate a Homo-Lesbo-Transfobia e findam-se no dia 26 com a realização da Parada do Orgulho LGBT DE Belém. As atividades da Parada serão desenvolvidas a partir em uma ampla divulgação do processo de prevenção e Combate a Homo-Lesbo-Transfobia, com a disponibilidade de computadores para votação e ampla divulgação da Campanha Diga Não a Homofobia, que pretende junto ao Poder Legislativo, penalizar a discriminação em razão da Orientação Sexual, uma vez que a Parada tem reflexos com participantes de todas a Regiões do Pará, o que facilitará a divulgação de tais ações nos diversos municípios de origem, intercambiando experiências que contribuirão para o processo de construção de novas Políticas de Reconhecimento a Pessoa LGBT, comprometida com o respeito às diferenças e a militância de diversos LGBT do Estado que lutam incansavelmente para o combate a todas as fobias, Aids/DST, preconceitos e discriminações na certeza de que igualmente tais vitorias reflitam a equidade social para todos os LGBT e demais grupos socialmente silenciados, estereotipados que permeiam o contexto nacional e sobretudo do Norte do país, garantindo a tão sonhada harmonia social.

Jocelio Ferreira
Movimento LGBT do Pará
Secretaria Executiva de Politicas para Gays

Folder

22 de setembro de 2010

Caminhada da Juventude pela Paz. Ananindeua

A Pastoral da Juventude de São Vicente de Paulo (paar) no proximo dia 25 de setembro estará organizando a PRIMEIRA CAMINHADA DA JUVENTUDE PELA PAZ  DA  REGIÃO EPISCOPAL  SÃO VICENTE  DE PAULO. Estamos  em  uma  semana  da qual  estaremos, em  quanto juventude sendo  postos  em prova,  "nossa  capacidade de evagelizadores". A  PJ SÃO VICENTE  está puchando  este  ato  concreto  contra  a  violência e  o  extermínio  de  nossos  jovens de nossas comunidades/bairros  e escolas. É hora  de gritar  contra esta sociedade que deixa a juventude  a margem.
(Heitor Ferro-SECRETARIO DA PJ SÃO VICNTE DE PAULO. REGIÃO SÃO VICENTE DE PAULO)

Serviço:
Caminhda da juventude pela paz

Data: 25/setembro/2010(sabado)
Horario: Concentração as 16 horas
Local: Concentração praça da Biblia
Chegada: Complexo da cidade nova VIII.

Fonte: Pastoral da Juventude de Belém.

Dia Mundial Sem Carro.

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.

20 de setembro de 2010

Parabéns Prima!

Hoje estamos em festa.
Desejo sinceramente muita alegria e amor...

Andreza Rodrigues,Parabéns

Sambalelê.

Espetáculo da "Cia Mosaico" do Mato Grosso. Na última quinta-feira(16) no Teatro Universitário Cláudio Barradas.

- "Foi como voltar aos tempos de criança".




 

Três brincantes,que podem também ser menestréis,capitães de mastro ou ritmistas de uma escola de samba,multiplicam-se em personagens alegóricos e conduzem o imaginário do espectador a uma viagem musical contagiante.Sambalelê reúne canções folclóricas de várias regiões do país, e foi inspirado no ritmo mais popular do Brasil, o samba.
Um espetáculo para todas as idades, que vale de canções de folguedos e brincadeiras de fazem parte do folclore basileiro.Esta encenação propõe a interação com o público, que recebe na platéia instrumentos de percussão e é convidado a participar da musicalização durante o espetáculo.

S.Lucosa.

Fotos: Jorge Anderson

19 de setembro de 2010

De Parabéns

Thato Jorge, direto do maranhão!
Parabéns amigo que lá deixei!

Dia da Camada de Ozônio.

Você sabe o que é a camada de ozônio?
A camada de ozônio é uma "capa" de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. Devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono , um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances do câncer.



O buraco
A região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártida. Nessa região, principalmente no mês de setembro, quase a metade da concentração de ozônio é misteriosamente sugada da atmosfera. Esse fenômeno deixa à mercê dos raios ultravioletas uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados, maior que toda a América do Sul, ou 15% da superfície do planeta. Nas demais áreas do planeta, a diminuição da camada de ozônio também é sensível; de 3 a 7% do ozônio que a compunha já foi destruído pelo homem.

O que são os raios ultravioleta
Raios ultravioletas são ondas semelhantes a ondas luminosas, as quais se encontram exatamente acima do extremo violeta do espectro da luz visível.


Fonte: http://www.ilhado.com.br
Imagem: Meramente Ilustrativa.

18 de setembro de 2010

60 anos da Televisão Brasileira.

 Imagem: http://profjosevando.blogspot.com

15 de setembro de 2010

Horário eleitoral custa mais de R$ 850 milhões ao contribuinte.

Estar no ar, a propaganda eleitoral do Rádio e da Televisão.Os eleitores brasileiros estão conhecendo as propostas dos candidatos aos cargos de deputado federal, estadual e distrital, presidente da República, senador e governador. É o conhecido horário eleitoral — gratuito para os partidos, mas pago pelos contribuintes em 80% e pelas emissoras em 20%.

Devido à veiculação da propaganda eleitoral, as emissoras de Rádio e TV abertas recebem do governo desconto no pagamento do Imposto de Renda, ou seja, uma isenção fiscal parcial. A dedução prevista é de 80% do valor cobrado pela transmissão de propagandas comerciais naquele horário, de acordo com a tabela de cada emissora. O desconto está em vigor desde 1993.

A isenção é válida também para as inserções publicitárias que ocorrem entre os períodos de eleições, ou seja, fora do período de propaganda gratuita. Neste ano, a Receita Federal estima em mais de R$ 850 milhões a soma do dinheiro que deixará de ir para os cofres públicos em razão do horário eleitoral. Além disso, a população também participa financeiramente das campanhas por intermédio do fundo partidário – que neste ano somou R$ 200 milhões.

Fonte: Carolina Pompeu - Agência Câmara

Abrindo parêntese
Ou seja, aquela ideia passada do horário ser gratuito, é tudo papo furado. Você cidadão contribuinte tem um fardo imenso a carregar para esse trabalho. Do suor(trabalho) do dia-a-dia onde as contribuições(capital) poderiam estar sendo investidas em saúde, educação,saneamento, cultura e etc...Vão para os cansativos e chatos horários eleitorais "gratuitos".

Bah...para as eleições!

14 de setembro de 2010

Ficha Limpa em Perigo!

A Ficha Limpa corre sério risco. Candidatos corruptos, barrados nas eleições de outubro, estão apelando para o Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a “constitucionalidade” da lei. Se eles ganharem todos os candidatos corruptos que conseguimos banir, serão liberados para disputar as eleições de outubro.

O STF está dividido, alguns juízes defendem a aplicação imediata da Ficha Limpa, mas os outros estão dizendo que a lei só deverá valer para 2012. Eles irão julgar a constitucionalidade da Ficha Limpa a qualquer momento. Nós precisamos agir rápido e deixar claro para os juízes do STF que a sociedade civil brasileira lutou arduamente para passar a Ficha Limpa e queremos que ela seja válida para as eleições de outubro!
Assine a petição ao STF pedindo a validação da lei Ficha Limpa. A petição será entregue diretamente ao Presidente do STF em alguns dias!

http://www.avaaz.org/po/ficha_limpa_supremo/?vl

A Ficha Limpa é uma das leis mais democráticas do país, sendo introduzida e aprovada por um esforço da sociedade civil brasileira sem precedentes. Ela se tornou um símbolo de esperança por um governo livre da corrupção. Percorremos um longo caminho pressionando o Congresso, com telefonemas, e-mails e mobilização popular, agora precisamos nos certificar que o STF irá defender a vontade dos brasileiros e não dos corruptos. Assine a petição agora para garantir a validade da Ficha Limpa em outubro.

Saiba mais:

Supremo Tribunal Federal pode votar Ficha Limpa antes das eleições:
http://www.band.com.br/jornalismo/eleicoes2010/conteudo.asp?ID=100000344787  
TREs barraram 242 candidatos pela Lei da Ficha Limpa:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,tres-barraram-242-candidatos-pela-lei-da-ficha-limpa,608091,0.htm
Roniz, aguarda decisão do Supremo, que está dividido sobre a Ficha Limpa:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/09/12/noticia_eleicoes2010


*Parêntese.
Começo a acreditar nas palavras do meu Professor de "Leitura Crítica" sobre a democrácia no Brasil. - É apenas uma ilusão!?

Pan-Amazônia: Sessão de filmes; Rios e Hidrelétricas.

Exibição de filmes, seguida de debate, sobre os projetos hidrelétricos
na Amazônia, no âmbito do II Encontro da Sociedade Brasileira de
Sociologia na Região Norte. 
 
Lançamento: Defendendo os rios da Amazônia -  versão em português , 
com voz de Dira Paes, de Defending the Rivers of the Amazon, originalmente gravado 
com voz de  Sigourney Weaver, 10:40 min, 2010.
 
Xingu - porque não queremos Belo Monte, 18 minutos, Fase e Olhear
Eletromatto, 2010.
  
Filmes:
O rio Madeira - a vida antes das barragens, 27 min RO/2009
A era do ouro - Andressa Rocha, 13 min, RJ, 2008.
  
Debatedores: Professores Rosa Acevedo (UFPA), Nirvea Ravena(UFPA), Sonia
Magalhães (UFPA), Antonio Carlos Witkoski (UFAM) e Antonia Mello
(Movimento Xingu Vivo para Sempre).
  
Local: Centro de Convenções da UFPA
Dia: 15 de setembro - quarta-feira, às 18:20 hs.

13 de setembro de 2010

Teatro em aula: Palhaço.



A um mês do meu aniversário!

Ranking da Baixaria na Televisão.

Comecei na semana passada o módulo de Televisão do Curso Técnico em Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB), Regional Norte 2. Todos os anos sempre no início são abertas as inscrições para jovens de baixa renda que almejam entrar para o fascinante mundo da comunicação. Quem nunca imaginou ser um Jornalísta? Apresentador de rádio/tv? Ou expor sua opinião nas maiores redes de jornais do país?Mas, nem tudo é como imaginamos!
Como qualquer outra profissão a sempre ás contradições, e acabamos conhecendo o outro lado "escuro" da profissão!

Para não ter dúvidas do que exercer na vida,e não se arrepender adiante é sempre bom estar atento ao que acontece na profissão.

Fonte: ética na tv; campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania".


* Para mudar o atual quadro do "fazer comunicação" é preciso um envolvimento e compreensão da dinâmica da profissão.