26 de abril de 2012

Sinergia Cultural: Grupo Coreográfico Pará Amazônico

Mas uma grande programação do Sinergia Cultural do Instituto Universidade Popular-UNIPOP. Chega nessa próxima sexta-feira(27) no porão cultural.
Atividade essa organizada pelo Grupo de Teatro da Unipop.

Fica a dica ai minha gente!


É possível transformar o mundo com a arte? Sim! Pelo menos essa é a concepção do Grupo Coreógrafo Pará Amazônico, convidado deste mês do Sinergia Cultural, que acontece na próxima sexta-feira (20), às 19h, no porão cultural do Instituto Universidade Popular (Unipop).

O coletivo vai falar sobre a experiência de se instalar na periferia de Belém para combater a violência no bairro do Marco. Para isso, o grupo cultural apostou na unidade da população e no fomento ao exercício da cidadania.

As armas utilizadas contra a marginalidade são simples, além dos instrumentos ligados à musica regional, como o Curimbó, eles também usam os universais como a guitarra, o baixo, a bateria e o teclado. E claro, o detalhe final fica com o corpo. Inovam ao misturar os ritmos tradicionais do Pará, como o Lundu e o Carimbó, com a dança moderna, demarcando a identidade do grupo.

O grupo será representado pelos coreógrafos Lenilson Oliveira e Luis Fernando, que farão uma exposição sobre os trabalhos desenvolvidos na comunidade Nossa Senhora de Guadalupe. “O objetivo é demonstrar, através de relatos, as conquistas do coletivo, que foi fundado por diversos jovens com o objetivo de inserir as crianças e adolescentes em atividades sócioculturais, resgatando a cultura do Pará”, afirma Adriane Gonçalves, um dos membros que organizam o Sinergia Cultural.

É exatamente por isso que o grupo se chama Pará Amazônico, uma demonstração da defesa do desenvolvimento cultural do estado e da região. Atualmente, o grupo abriga 56 integrantes entre corpo musical, bailarinos, apoios e coordenação.

O sinergial cultural acontece todas as últimas sextas-feiras de cada mês, na sede da Unipop, localizada na Av. Senador Lemos, 557, entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de seixas. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário