2 de abril de 2012

Parque Ecológico "Gunnar Vingren" na Marambaia. Belém do Pará.

* Pode parecer tudo mentira. Mas ontem (1) de Abril, tirei o dia para conhecer o Parque Ecológico Gunnar Vingren que fica localizado no Médici II no bairro da Marambaia em Belém.
Uma belo espaço ainda pouco conhecido do grande público e até de sua própria comunidade. Há pouco mais de um ano e meio de sua inauguração.
O parque preservada uma grandiosa biodiversidade, e para os amantes da natureza, reserva bons momentos de acolhimento e lazer para toda a família.
De certo que o parque ainda passa por ajustes físicos e estruturais para melhor atender a comunidade. Mas estar lá para quem quiser conhecer e se identificar com o lugar.
Desde de  Março/2012,  o parque conta com o programa RODAS MaramBAIÁ – ARTE, Cultura de PAZ e SAÚDE,   da OSCIP Mana-Maní.
As comunidades do Conjunto Médici (antigos proprietários da área do parque) e de toda a Marambaia, terão acesso, pela primeira vez, e gratuitamente,  à atividades de Arte, Educação e Cultura, no  espaço do  Parque. 


Legal né!


Fotos: Jorge Anderson.


Saiba mais sobre o histórico do Parque.

 O Parque Ecológico do Município de Belém, fica localizado no bairro da MARAMBAIA, tendo sido criado a partir da doação da área, à prefeitura, no início da década de 80, pela Associação dos Moradores do Conjunto  Médici, com a reivindicação de criação do Parque Ecológico, com fins de preservação da biodiversidade, bem como, para o  benefício das comunidades locais e de toda  Belém.




O Parque é uma Unidade de Conservação Ambiental, vinculado a SEMMA – Secretaria Muncipal de Meio Ambiente, cuja missão, além da preservação de fauna e flora, é subsidiar estudos e pesquisas científicas, bem como, promover a educação para a integração Homem-Natureza.






  Com uma área de 43ha., e com aproximadamente 75% de floresta nativa, o Parque é cortado ao meio pelo Canal São Joaquim (outrora um rio de águas correntes), abrigando uma rica amostra da biodiversidade amazônica. Criado pela Lei nr. 7.539, sancionada em 19/novembro/1991, o Parque foi reinaugurado em 30/setembro/2010, com melhorias efetuadas pelo “Projeto Ação Metrópole” – pontes sobre o Canal São Joaquim e região de várzeas; dois pórticos de acesso ao parque – um pelo Cj. Médici, outro pela nova Av. Independência; um Quiosque Multiuso; um Chalé – Centro de Referência para atividades educativas, científicas e culturais. Uma contrapartida pelo prolongamento da  Av. Independência numa área de aproximadamente 05 ha. da mata nativa do parque.
Ainda carecendo de investimentos para a conclusão de obras infra-estruturais, bem como, para a contratação de recursos humanos, necessários ao adequado acesso do público em geral, este espaço funciona,  até então,  somente de segunda à sexta-feira, para demandas institucionais e devidamente programadas, em  missão de estudos e  pesquisas.

5 comentários:

  1. Olá, sou um idoso de 77 anos de idade. Moro no Medice 2 desde 1995, residente da Rua Benfica próxima ao parque municipal. Conheço boa parte da história do ex-Parque Ecológico do Município de Belém. Ativista da rede social cheguei a propor uma comunidade autogestionária denominada "Aldeia Marambaia" tendo por objetivo, dentre outras coisas, melhor uso do parque pela comunidade.

    Ao fazer caminhada matinal ontem me dei conta que o parque havia mudado de nome e aparentemente está melhor do que antes. Devemos nos interessar mais pelos espaços públicos de nossos conjuntos residenciais.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado ninguém fala nesse parque em Belem ? Moro a 2 anos marambaia e a 1 no medice II e nao sabia desse lugar maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado ninguém fala nesse parque em Belem ? Moro a 2 anos marambaia e a 1 no medice II e nao sabia desse lugar maravilhoso.

    ResponderExcluir