18 de abril de 2012

Mostra Cultura estreia nesta terça-feira no Olympia

Para quem gosta de uma boa programação cinematográfica fica a dica...




Uma série de documentários paraenses chega à tela do Cinema Olympia integrando as comemorações pelos 100 anos da sala exibidora. Realizada pela Rede Cultura de Comunicação, a Mostra Cultura será aberta nesta terça-feira, 17, e segue até dia 21, com sessões gratuitas, sempre às 18h30. Em maio, a programação retorna ao cinema, com uma nova grade de documentários, entre os dias 22 e 27, no mesmo horário.
O filme “Miguel Miguel”, de Roger Elarrat, abre a programação. A produção de 2010, exibida originalmente como minissérie, com seis episódios, ganha agora o formato de longa-metragem, com 80 minutos de duração. “Trata-se de uma versão inédita, com 15 minutos a mais em relação ao formato original”, explica Roger Elarrat, curador da Mostra Cultura, acrescentando que “Miguel Miguel”, uma adaptação da obra de Haroldo Maranhão, é a única ficção da programação.
Na quarta-feira, 18, segundo dia da mostra, será exibido o documentário “Pau & Corda”, recentemente lançado pela TV Cultura, que mostra a história de diversos grupos de carimbó do interior do Pará. Dia 19, entra em cena a homenagem preparada pela TV Cultura ao filósofo Benedito Nunes com o documentário “Mora na Filosofia”, dirigido por Júnior Braga. O filme reúne depoimentos de amigos, familiares e acadêmicos sobre a vida e a obra do pensador paraense. Completam a Mostra Cultura em abril os documentários “Saudade da Minha Terra”, de Nélio Palheta e Aladim Júnior, que será exibido no dia 20, e “Camisa de 11 Varas”, de Walério Duarte, exibido no dia 21.
Enquanto a programação de abril reúne documentários produzidos recentemente, em maio serão exibidas produções mais antigas, do período de 1987 até 2007. “Alguns filmes são verdadeiras raridades, pois foram exibidos uma única vez na TV Cultura”, explica Roger Elarrat, que buscou no arquivo da emissora produções com perfil mais documental, sem deixar de lado o padrão jornalístico.
O público terá oportunidade de ver nomes como Walter Bandeira e Cláudio Barradas ainda jovens, além de conhecer um pouco mais sobre a história do audiovisual paraense. Segundo Elarrat, o acervo da TV Cultura reúne cerca de 13 mil horas de gravações, sendo portanto o maior acervo da tevê paraense. “A TV Cultura faz parte dessa história, por isso é tão importante participar das comemorações pelo nosso cinema centenário”.

ESTÍMULO
Criada em 1987, a TV Cultura do Pará especializou-se em programas jornalísticos e documentários – inicialmente com recursos próprios e, nos últimos anos, em co-produções. Ao longo dos anos, o estímulo à produção audiovisual tem sido prioridade, com o fortalecimento de parcerias com associações voltadas ao segmento, como a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Pará (ABDeC/Pará), e a formação do polo do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV). E para incrementar esse apoio, no próximo dia 20 a Rede Cultura faz o lançamento oficial do CulturAnimação, primeiro concurso de curtas-metragens de animação para interprogramas da TV Cultura. O edital já está disponível no Portal Cultura.

PROGRAMAÇÃO:
ABRIL
Dia 17/4: “Miguel Miguel” (80 min, 2010): Adaptação da novela de Haroldo Maranhão. Ficção. Direção: Roger Elarrat.
18/4: “Pau & Corda” (52 min, 2012): Histórias e estilos diversos de Carimbó em várias localidades do Pará. Documentário. Direção: Robson Fonseca.
Dia 19/4: “Mora na Filosofia” (52 min, 2011): Vida e obra do filósofo Benedito Nunes. Documentário. Direção: Junior Braga.
Dia 20/4: “Saudade da minha Terra” (52 min, 2009): A história de duas bandas centenárias do município de Vigia. Direção: Nélio Palheta e Aladim Júnior.
Dia 21/4: “Camisa de 11 Varas” (52 min, 2009): A fuga de 16 homens de trabalho escravo em São João da Ponta, em 1974 . Documentário. Direção: Walério Duarte.
MAIO
Dia 22/5: “Waldemar Henrique” (54 min, 1989) : Maestro relembra sua trajetória no Pará e no mundo. Documentário jornalístico. Direção: Marlicy Bemerguy.
Dia 23/5: “Pavulagem do meu coração” (32 min, 2007): A origem do grupo musical até o seu arrastão popular em Belém. Documentário. Direção: Guaracy Junior.  “Magalhães Barata: 100 anos depois” (26 min, 1989): A trajetória de Magalhães Barata com imagens históricas do político. Documentário jornalístico. Direção: Afonso Klautau.
Dia 24/5: “Saias, Laços e Ligas” (33 min, 1990): A presença da mulher na política no início do século 20. Documentário jornalístico. Direção: Risoleta Miranda “Encomendação das Almas (18 min, 1989): Velórios e enterros acompanhados por encomendadores de almas em Oriximiná. Documentário jornalístico.
Dia 25/5: “Haroldo Maranhão” (34 min, 2007): Bate-papo com o escritor paraense, seus amigos, admiradores e críticos. Documentário. Direção: Junior Braga. “Parceiros do Mar” (29 min, 1991): Histórias de barqueiros e construtores de barcos. Documentário jornalístico. Direção: Mauro Bonna.
Dia 26/5: “Wayana – Apalai” (26 min, 1988): A história de remanescentes das duas tribos indígenas. Documentário jornalístico. Direção: Lilia Afonso. “Guajá” (28 min, 1992): A história dos índios Guajá, em uma reserva na divisa dos estados do Pará e Maranhão. Documentário jornalístico. Direção: Mauro Bonna.
Dia 27/5: “Maria das Dores” (50 min, 1987): Depoimentos e discussão sobre a violência contra a mulher no Pará. Documentário jornalístico. Direção: Lúcia Leão.

Serviço: Mostra Cultura. Exibição de documentários da TV Cultura no Cine Olympia. Abertura nesta terça-feira, 17, às 18h30, com exibição do longa-metragem “Miguel Miguel”, de Roger Elarrat. A programação segue até dia 21 de abril e retorna entre os dias 22 e 27 de maio, sempre às 18h30. Entrada franca. Mais informações: www.portalcultura.com.br

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=97319

Nenhum comentário:

Postar um comentário