18 de janeiro de 2011

Maiandeua

Manos e manas, muito cuidado com as “beiras de rios” nas horas grandes! É a hora dos encantados! E o destino? Maiandeua!


Não de hoje, nossa cultura é ”mundiada” pelas toadas e vultos de uma espiritualidade misteriosa e encantadora que ultrapassa a mera questão folclórica de nossas comunidades ribeirinhas. Esses vultos, comumente, saem de nosso imaginário e incorporam no subconsciente dos mais antigos ao nos contar do que devemos e não devemos fazer em determinados horários quando nos encontramos à margem de um rio ou nos arredores da mata.

Com Maiandeua – o mundo encantado dos orixás – não é diferente. O pano de fundo desta vez é a vila da barca da década de 40 – um dos antigos mocambos de Belém – onde o desaparecimento e ressurgimento, após sete anos, da jovem Joana é motivo de esperança e crença pelos seus; e de desconfiança pelos doutores da Lei e da Ciência. Mas há motivos para sua volta! Um amor do passado faz com que “Joana da Barca” retorne à vila para resgatar Pedro – aquele que será sua companhia em Maiandeua.

Em uma adaptação do texto, de mesmo título, do autor paraense e Imortal da Academia Paraense de Letras Levi Hall de Moura, Maiandeua mistura o mundo das encantarias com as problemáticas do cotidiano de quem vive a mercê do descaso das autoridades gestoras; assunto sempre comentado pelas comadres e vizinhas das estivas e revivido, agora, pelo Grupo de Teatro da UNIPOP no espaço Porão Cultural.

Serviço:

Espetáculo: Maiandeua
Local: Porão Cultural da UNIPOP.
Endereço: Av. Senador Lemos, Nº 557 – Umarizal. Próximo à Praça Brasil, entre D. Pedro I e D. Romualdo de Seixas.
Dias: 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de Janeiro
e 03, 04, 05, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de fevereiro de 2011
Horário: 20h
Ingresso Promocional: (meia entrada para todos) R$ 5,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário