14 de dezembro de 2010

Grupo Cênico do Curro Velho apresenta “Ludique”.

Vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005, espetáculo está sendo encenado no anfiteatro da Praça da República.

Arrisque, pratique, ludique! Você conhece essa expressão? Sabe o que ela significa? Se as respostas forem não, aceite o convite para compreender esse sortilégio assistindo o novo espetáculo que o Grupo Cênico da Fundação Curro Velho esta apresentando às 20h, no Anfiteatro da Praça da República. A trupe de jovens atores traz para a arena pública o fascínio de duas artes na peça “Ludique”, obra de Carlos Correia Santos, vencedora, em 2005, do Prêmio Funarte de Dramaturgia, categoria infância e juventude. Teatro e circo são as grandes protagonistas do enredo que chega aos espectadores paraenses com direção de Soraia Pinheiro e assessoria artística de Marluce Oliveira. A montagem está em temporada nos dias 15 e 16 no anfiteatro da Praça da Republica.

ENREDO


Dois Autores Confusos precisam criar uma peça infantil. Mas eles estão em apuros, pois o público
já chegou e nada está pronto. Eles simplesmente perderam a memória, esqueceram de como se mostra, na ribalta, uma bela história. Na platéia, duas Meninas e dois Meninos misteriosos decidem ajudar o autor usando uma encantada palavra: Ludique! Coisas surpreendentes passam a acontecer e a peça vai nascendo. Surgem criaturas fantásticas como as Luzes Acrobáticas, os Magos do Figurino, os Malabaristas de Coração, o Senhor Cena Cenário e seus Construtores.
Já montado em Natal, o texto de Correia mergulha no próprio fazer artístico. E para a Fundação Curro Velho, este mergulho acontece em dois níveis. O primeiro é a aposta numa obra criada para estimular a preservação da encantaria que gira em torno do próprio teatro. “Ludique” é um espetáculo metalingüístico que explica como nascem as peças teatrais. E os personagens que conduzem a trama são inspirados no universo surreal. Um hibridismo de linguagem que resulta em encantamento. O segundo nível no qual o espetáculo investe é também estratégico. Trata-se do interesse em oferecer empreendimentos culturais de qualidade para o público infantil. A arte-educação é premissa que precisa ser defendida. Cumprir esse papel junto às crianças e adolescentes significa formação socialmente responsável de platéias futuras.
A montagem tem concepção de figurinos assinada por Cecel Costa e Jorge Cunha. Confecção de Figurinos de Nete e Izabel Ribeiro. Produção de Ester de Souza. Assistente de produção, Kayo Costa e Luiz Acácio. Cenografia e adereços, Jorge Cunha e Luiz Santiago. Pintura de cenário de Anderson Pimentel. Sonoplastia de Jefferson Cecim. Operador de sonoplastia, Renan Mota. Iluminação de Luiz Otávio (Faísca). Contra-regragem, Maridete Daibes e Ester de Souza. Concepção de Maquiagem feita por Alixandre Ramos e Kevin Braga. Criação gráfica de Alex Pegorelli. A coordenação geral é de Maridete Daibes.


Serviço: “Ludique”, de Carlos Correia Santos. Obra vencedora do Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005. Com Grupo Cênico da Fundação Curro Velho. Anfiteatro da Praça da República. Dias 15 e 16. Às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário