14 de dezembro de 2010

Cine Líbero Luxardo e Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema apresentam: Mostra Melhores da Década

Um brinde, Jedediah, ao amor em meus termos. Estes são os únicos termos que um sujeito conhece - os seus próprios!"


Orson Welles,
Cidadão Kane

O ano de 2010 representa o fim cronológico desta década. Para os cinéfilos, é oportunidade para rever a produção dos últimos 10 anos e avaliarmos se foi desta vez ou não que o cinema acabou, como apontam os histéricos. Entretanto um olhar de relance na produção paraense, brasileira, latino-americana e mundial revela um cinema vigoroso e que vai viver por no mínimo mais uns 115 anos. Neste espírito a APJCC (que completa 3 anos neste mês) tomou a iniciativa em realizar uma Mostra, em parceria com o Cine Líbero Luxardo, com o melhor do melhor do cinema mundial contemporâneo.
Estranha perceber que 100% dos filmes listados sejam americanos. E onde estão os filmes asiáticos - maior núcleo de inovação cinematográfica da contemporaneidade? E o cinema brasileiro, pobrezinho? e o resto do mundo? A lista da APJCC revela duas coisas: 1° que o cinema americano continua sendo o maior de todos.Como a jovem crítica francesa do pós-guerra, não estamos interessados nos limites sócio-políticos mas na mise-en-scène, não defendemos o produto local mas a arte universal e é disso que estes filmes falam. 2° que para quem foi cinéfilo no Pará nos últimos 10 anos só chegou o cinema americano mesmo. Fora alguns refugos de cinema brasileiro e europeu, o circuito alternativo paraense foi bem ingrato com quem estava ansioso por CINEMA de verdade. Sobrou o comercial mesmo. Os cineclubes só voltaram muito recentemente e a onda downloader mais recentemente ainda. Obviamente essa justificativa não é uma desculpa: os filmes desta lista são realmente os melhores da década em nossa opinião. Se o olhar é tendencioso, paciência. Só sabemos amar desse jeito e só exibimos o que amamos, com nossas limitações e nossa liberdade.
Esperamos que esta lista sirva como provocação a todos os cineclubistas e amantes da sétima arte a fazerem suas próprias listas de melhores da década. Nosso olhar não pretende ser o único e nossa aventura cinefílica abriu apenas uma das infinitas trilhas que o cinema comporta.
Esta mostra serve também como lançamento para as próximas aventuras da APJCC. A Associação ruma para uma institucionalização e organização maior - sem perder a ternura jamais. "Saímos do romantismo para o realismo" afirma Mateus Moura e hoje a associação não é mais uma gangue de cinéfilos alcoolatras, está mais para uma vaca virtual de divinas tetas da qual nos alimentamos e a qual devotamos nosso amor. Amor nos nossos termos obviamente,

Miguel Haoni (APJCC - 2010)

Agenda:
14/12 (terça) "Menina de Ouro" de Clint Eastwood
15/12 (quarta) "Os Excêntricos Tenembaum" de Wes Anderson
16/12 (quinta) "Corpo Fechado" de M. Night Shyamalan
17/12 (sexta) "Embriagado de Amor" de Paul Thomas Anderson
18/12 (sábado) "Bastardos Inglórios" de Quentin Tarantino
19/12 (domingo) "Kill Bill Volume Único" de Quentin Tarantino

Serviço: Terça a Domingo
(14 a 19 de dezembro)
às 15h00
no Cine Líbero Luxardo
Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
ENTRADA FRANCA
Realiazação: APJCC e Cine Líbero Luxardo
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Sol Informática
Informações: 8813-1891

Nenhum comentário:

Postar um comentário