5 de dezembro de 2010

As diferentes formas de amor retratadas no Porão.

As diferentes formas de amar em uma sociedade marcada pelo individualismo são o fio condutor do espetáculo “Ou seja, amor”, que estreia no próximo dia 9 de dezembro, às 20 horas, no Porão Cultural do Instituto Universidade Popular (Unipop), na Avenida Senador Lemos, entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém. A entrada é franca.

“Ou seja, amor” é resultado do curso de iniciação teatral, que a Unipop promove todos os anos gratuitamente, como uma forma de utilizar a arte como uma ferramenta educacional, além de manter viva em Belém a tradição dos teatros de porão. O roteiro do espetáculo é uma criação coletiva dos participantes do curso e a direção é assinada pelo arte-educador Adriane Gonçalves.

Em uma série de três apresentações, nos dias 9, 10 e 11, sempre no Porão Cultural da Unipop, o espetáculo retrata o amor, inclusive na sua ausência. A necessidade de amar é destacada pelas diversas esquetes que encadeiam o espetáculo e mostram situações de violência, preconceitos, mercantilização do corpo e desvalorização dos sentimentos. “Queremos mostrar que esse modelo competitivo impõe suas regras, as quais atingem diretamente as relações mais básicas de convivência entre os seres humanos”, explica o diretor do espetáculo Adriane Gonçalves.

O espetáculo divide-se em dois momentos. No primeiro, cenas do cotidiano mostram relações conflituosas marcadas pelo egoísmo, machismo e falta de compromisso coletivo. Em um segundo momento, o amor é destacado como o elemento central para uma convivência harmoniosa.


" Aos Jovens atores e atrizes que estaram em cartaz nesse espetáculo, muitas energias e que o Amor possa transborda no porão".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário