13 de janeiro de 2014

A construção da identidade do jovem e suas escolhas.

2014. Para que o espírito de juventude permaneça firme e forte!

Percebemos que atualmente a juventude vem se tornando um fenômeno cultural e social aparecendo de uma forma preocupante, é necessário compreender que a juventude corre riscos. As instituições responsáveis pela formação dos jovens que são a família, a igreja e a escola, estão em crise. A violência parece ser hoje uma maneira em que os jovens procuram para resolver os seus conflitos, isso se torna cada vez mais comum, vemos isso sendo mostrado o tempo inteiro pelos meios de comunicação como a TV, nos filmes e novelas de forma fictícia e nos jornais de forma real. A conscientização dos jovens para esses problemas é essencial, pois são eles os mais prejudicados e é parte deles também a tarefa de buscar soluções para essas questões, pois assim como eles sofrem hoje pela crise dessas instituições, amanhã eles serão essas instituições. Portanto, a questão é: qual o papel da juventude dentro da sociedade?
Realizamos um projeto em nossa escola com os alunos do primeiro ano do ensino médio com faixa etária entre 13 e 15 anos e constatamos que há um caminho para as soluções dos problemas que interferem principalmente nas escolhas dos jovens e na construção da sua própria identidade. Abordamos temas como sexo, gravidez na adolescência, drogas e tatuagens, religião, família, vida escolar e profissional. Esses são termos conhecidos e vividos por eles diariamente, então a idéia foi iniciar propondo uma reflexão para cada um sobre tudo aquilo que eles já realizaram em suas vidas, o que fazem de bom, de útil ou de supérfluo. Essa idéia é fazer com que cada um perceba seu papel dentro da sociedade, sua parcela de contribuição para a resolução de problemas bem como sua parcela de culpa na evolução desses mesmos. O resultado foi surpreendente. Incrível como a capacidade de percepção de cada um deles em relação a esses fatos são dada de forma clara e objetiva e conseguem visualizar um conjunto de possibilidades realmente capazes de transformar o mundo.
O trabalho não é fácil, ainda encontramos muitas resistências por parte dos adolescentes e dos jovens, principalmente no que se refere à personalidade e identidade própria. Existe um fator muito forte nesse aspecto que é a influência que os meios de comunicação como a TV exerce sobre o tipo de comportamento jovem, onde se mostra um mundo que é o sonho dos jovens, mas que está longe do alcance da maioria. Outro aspecto se refere a influencia dos colegas, daqueles que exercem certas influências nas idéias dos outros, através da persuasão, da manipulação ou ameaça de exclusão em determinados grupos. Na escola essa pratica é muito comum, a adesão do comportamento individual ao coletivo, onde o que importa é o que a maioria pensa e não apenas uma idéia isolada, mesmo que essa idéia seja a mais favorável para os fins objetivados. Com base nos relatos levantados pelos alunos é possível perceber uma perca de identidade ou falta de personalidade própria dos jovens em dois âmbitos. Primeiro em relação àqueles que deixam de viver suas próprias escolhas pelas escolhas alheias, e segundo pelo próprio influenciador ou o grupo que não consegue respeitar as idéias contrárias e nem conviver com a diferença. Firmar a própria identidade, fortalecer a personalidade está em fazer não apenas as próprias escolhas e pensar por si próprio, mas sim, também, respeitar a opinião do outro e aceitar a diferença. A partir de algumas questões levantadas sobre "o que é a juventude", "quais suas características?" "Quais os direitos e deveres da juventude e o que a ela tem feito ou deveria para melhorar a sociedade?" – ficou claro que fazendo com que o jovem perceba realmente qual é o seu papel dentro do mundo ela irá então estabelecer o seu parâmetro dentro da sociedade sem ser influenciado de maneira arbitraria. Abordamos aspectos sobre mudanças, as quais o jovem passa nas diferentes fases da vida determinadas por fatores naturais e sociais. Evidenciamos como ponto principal a sexualidade, a qual está relacionada ao modo como as pessoas vivem seus desejos e prazeres, em seus contextos sociais e culturais. Deste modo, a escolha se baseia nas formas culturais e sociais que vivemos e através dela constituímos nossas identidades.
Com base no desenvolvimento do trabalho e principalmente através dos relatos dos alunos concluímos que a identidade sexual é construída nas atitudes de convívio diário que permite o desenvolvimento afetivo e das relações humanas, através da amizade, das atitudes e dos sentimentos, sem as relações sexuais necessariamente. Em muitos casos a vulgarização das relações entre homens e mulheres está sendo apresentada de forma que conduz os jovens a atitudes irresponsáveis em relação à sua vida e à sua sexualidade. As conseqüências dessas atitudes impensáveis é a gravidez na adolescência que é uma das indicações principais de que há uma péssima qualidade nas informações transmitidas sobre o assunto. Essa característica é provocada pela vulnerabilidade dos adolescentes causada pela perda de identidade própria.
Entendemos que a adolescência é uma fase cheia de conflitos devido às transformações do corpo e psicológicas vividas. A partir de então nascem às curiosidades, os questionamentos, à vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as suas próprias decisões que nesses casos são devidos apenas às influencias alheias. A religião e a família são instituições que ao mesmo tempo influencia e são influenciadas por aqueles que fazem parte delas. Desde o nascimento, o crescimento e as relações que um indivíduo estabelece com as pessoas existe sempre uma interferência, mesmo que pequena, da família e da religião. É como se houvesse uma interdependência que se estende ao convívio social.
É durante a vida escolar, principalmente no ensino médio, que os alunos têm um único objetivo: a escolha de uma profissão. Alguns crescem sabendo no que irão trabalhar, mas muitos, em razão da pouca idade e experiência de vida, não conseguem definir o caminho a seguir.A Construção da Identidade do Jovem está em se plantar sementes em um solo fértil para que se tenha uma boa colheita. É preciso então parar e pensar no que se tem feito para ser melhor, para ser diferente e, para que isso aconteça acreditamos que o caminho está no desenvolvimento do jovem e na sua preparação e compromisso com a qualidade. Então, é preciso jovens com um perfil diferente, que não se conforme com aquilo que é mal feito, que não se intimidem perante os problemas e crises, que se utilize de criatividade, de humildade e não se deixe enganar pelas falsas promessas de vida.
O resultado desse trabalho além de estar relatado no presente artigo podem ser visto também em um blog criado especificamente para os alunos e um fórum de debates. No fórum estão os comentários dos alunos sobre o projeto através dos assuntos: sexo, gravidez na adolescência, drogas e tatuagens, religião, família e profissão e vida escolar. Segue abaixo o endereço para que se possa conferir o resultado.


Obs. Para ter acesso ao fórum é preciso digitar o endereço acima na barra de endereços caso não abra apenas ao clicar no link.

Esse artigo foi desenvolvido a partir de um projeto piloto com a turma do 1.° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Eldorado, na cidade de Eldorado – MS com a colaboração e participação dos seguintes professores: Prof.ª Lisa, Prof.º Rafael, Prof.ª Patrícia e eu Prof.º Ronaldo. Pelo resultado satisfatório o projeto será estendido para os alunos do 9.º Ano do Ensino Fundamental ao 3.º Ano do Ensino Médio no ano letivo de 2010.


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