Percebemos que
atualmente a juventude vem se tornando um fenômeno cultural e social aparecendo
de uma forma preocupante, é necessário compreender que a juventude corre
riscos. As instituições responsáveis pela formação dos jovens que são a
família, a igreja e a escola, estão em crise. A violência parece ser hoje uma
maneira em que os jovens procuram para resolver os seus conflitos, isso se
torna cada vez mais comum, vemos isso sendo mostrado o tempo inteiro pelos
meios de comunicação como a TV, nos filmes e novelas de forma fictícia e nos
jornais de forma real. A conscientização dos jovens para esses problemas é
essencial, pois são eles os mais prejudicados e é parte deles também a tarefa
de buscar soluções para essas questões, pois assim como eles sofrem hoje pela
crise dessas instituições, amanhã eles serão essas instituições. Portanto, a
questão é: qual o papel da juventude dentro da sociedade?
Realizamos um projeto
em nossa escola com os alunos do primeiro ano do ensino médio com faixa etária
entre 13 e 15 anos e constatamos que há um caminho para as soluções dos
problemas que interferem principalmente nas escolhas dos jovens e na construção
da sua própria identidade. Abordamos temas como sexo, gravidez na adolescência,
drogas e tatuagens, religião, família, vida escolar e profissional. Esses são
termos conhecidos e vividos por eles diariamente, então a idéia foi iniciar
propondo uma reflexão para cada um sobre tudo aquilo que eles já realizaram em
suas vidas, o que fazem de bom, de útil ou de supérfluo. Essa idéia é fazer com
que cada um perceba seu papel dentro da sociedade, sua parcela de contribuição
para a resolução de problemas bem como sua parcela de culpa na evolução desses
mesmos. O resultado foi surpreendente. Incrível como a capacidade de percepção
de cada um deles em relação a esses fatos são dada de forma clara e objetiva e
conseguem visualizar um conjunto de possibilidades realmente capazes de
transformar o mundo.
O trabalho não é fácil,
ainda encontramos muitas resistências por parte dos adolescentes e dos jovens,
principalmente no que se refere à personalidade e identidade própria. Existe um
fator muito forte nesse aspecto que é a influência que os meios de comunicação
como a TV exerce sobre o tipo de comportamento jovem, onde se mostra um mundo
que é o sonho dos jovens, mas que está longe do alcance da maioria. Outro
aspecto se refere a influencia dos colegas, daqueles que exercem certas
influências nas idéias dos outros, através da persuasão, da manipulação ou
ameaça de exclusão em determinados grupos. Na escola essa pratica é muito
comum, a adesão do comportamento individual ao coletivo, onde o que importa é o
que a maioria pensa e não apenas uma idéia isolada, mesmo que essa idéia seja a
mais favorável para os fins objetivados. Com base nos relatos levantados pelos
alunos é possível perceber uma perca de identidade ou falta de personalidade
própria dos jovens em dois âmbitos. Primeiro em relação àqueles que deixam de
viver suas próprias escolhas pelas escolhas alheias, e segundo pelo próprio influenciador
ou o grupo que não consegue respeitar as idéias contrárias e nem conviver com a
diferença. Firmar a própria identidade, fortalecer a personalidade está em
fazer não apenas as próprias escolhas e pensar por si próprio, mas sim, também,
respeitar a opinião do outro e aceitar a diferença. A partir de algumas
questões levantadas sobre "o que é a juventude", "quais suas
características?" "Quais os direitos e deveres da juventude e o que a
ela tem feito ou deveria para melhorar a sociedade?" – ficou claro que
fazendo com que o jovem perceba realmente qual é o seu papel dentro do mundo
ela irá então estabelecer o seu parâmetro dentro da sociedade sem ser
influenciado de maneira arbitraria. Abordamos aspectos sobre mudanças, as quais
o jovem passa nas diferentes fases da vida determinadas por fatores naturais e
sociais. Evidenciamos como ponto principal a sexualidade, a qual está
relacionada ao modo como as pessoas vivem seus desejos e prazeres, em seus
contextos sociais e culturais. Deste modo, a escolha se baseia nas formas
culturais e sociais que vivemos e através dela constituímos nossas identidades.
Com base no
desenvolvimento do trabalho e principalmente através dos relatos dos alunos
concluímos que a identidade sexual é construída nas atitudes de convívio diário
que permite o desenvolvimento afetivo e das relações humanas, através da
amizade, das atitudes e dos sentimentos, sem as relações sexuais
necessariamente. Em muitos casos a vulgarização das relações entre homens e
mulheres está sendo apresentada de forma que conduz os jovens a atitudes
irresponsáveis em relação à sua vida e à sua sexualidade. As conseqüências
dessas atitudes impensáveis é a gravidez na adolescência que é uma das
indicações principais de que há uma péssima qualidade nas informações
transmitidas sobre o assunto. Essa característica é provocada pela
vulnerabilidade dos adolescentes causada pela perda de identidade própria.
Entendemos que a
adolescência é uma fase cheia de conflitos devido às transformações do corpo e
psicológicas vividas. A partir de então nascem às curiosidades, os
questionamentos, à vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo
dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as suas próprias decisões que
nesses casos são devidos apenas às influencias alheias. A religião e a família
são instituições que ao mesmo tempo influencia e são influenciadas por aqueles
que fazem parte delas. Desde o nascimento, o crescimento e as relações que um
indivíduo estabelece com as pessoas existe sempre uma interferência, mesmo que
pequena, da família e da religião. É como se houvesse uma interdependência que
se estende ao convívio social.
É durante a vida
escolar, principalmente no ensino médio, que os alunos têm um único objetivo: a
escolha de uma profissão. Alguns crescem sabendo no que irão trabalhar, mas
muitos, em razão da pouca idade e experiência de vida, não conseguem definir o
caminho a seguir.A Construção da Identidade do Jovem está em se plantar
sementes em um solo fértil para que se tenha uma boa colheita. É preciso então
parar e pensar no que se tem feito para ser melhor, para ser diferente e, para
que isso aconteça acreditamos que o caminho está no desenvolvimento do jovem e
na sua preparação e compromisso com a qualidade. Então, é preciso jovens com um
perfil diferente, que não se conforme com aquilo que é mal feito, que não se
intimidem perante os problemas e crises, que se utilize de criatividade, de
humildade e não se deixe enganar pelas falsas promessas de vida.
O resultado desse
trabalho além de estar relatado no presente artigo podem ser visto também em um
blog criado especificamente para os alunos e um fórum de debates. No fórum
estão os comentários dos alunos sobre o projeto através dos assuntos: sexo,
gravidez na adolescência, drogas e tatuagens, religião, família e profissão e
vida escolar. Segue abaixo o endereço para que se possa conferir o resultado.
Obs. Para ter acesso ao
fórum é preciso digitar o endereço acima na barra de endereços caso não abra
apenas ao clicar no link.
Esse artigo foi
desenvolvido a partir de um projeto piloto com a turma do 1.° Ano do Ensino
Médio da Escola Estadual Eldorado, na cidade de Eldorado – MS com a colaboração
e participação dos seguintes professores: Prof.ª Lisa, Prof.º Rafael, Prof.ª
Patrícia e eu Prof.º Ronaldo. Pelo resultado satisfatório o projeto será
estendido para os alunos do 9.º Ano do Ensino Fundamental ao 3.º Ano do Ensino
Médio no ano letivo de 2010.
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