O Grupo de Percussão da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA), formado por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na instituição, será atração do Sinergia Cultural desta sexta-feira (25). O evento é um projeto do Instituto Universidade Popular (Unipop) que busca socializar resultados de pesquisas e vivências produzidas por arte educadores, educadores, mestres e grupos populares..
Com uma história de dois anos, o grupo conta com dez socioeducandos que estão cumprindo medidas de internação e semiliberdade. O projeto coordenado pela antropóloga e arte-educadora Eduarda Souza tem o objetivo de promover a cidadania dos adolescentes em conflito com a lei utilizando a música, sempre valorizando a Cultura Popular da região.
Os ensaios acontecem duas vezes por semana nos espaços da FASEPA. A dedicação já apresenta resultados que ultrapassam os muros da instituição, como a participação do grupo na Semana Acadêmica da UFPA, na 8° Conferência Livre do Direito da Criança e do Adolescente e na Feira Pará Negócios, as duas últimas realizadas no Hangar.
Outro saldo positivo do projeto é a agenda da agrupação cultural, que já está comprometida até o mês de Julho. Entre os eventos confirmados está a participação nas festas juninas das unidades de internação da FASEPA e uma apresentação na Fundação Curro Velho.
No Mês de Julho, os integrantes do grupo vão ministrar oficinas de percussão destinadas a outros adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Santarém e Marabá. Uma oportunidade para a troca de experiências entre adolescentes de diferentes realidades visando a construção de perspectivas de futuro.
Os interessados em conferir de perto a história e a apresentação do Grupo de Percussão da FASEPA devem comparecer nesta sexta-feira, às 19h, no Porão Cultural da Unipop, que fica na Avenida Senador Lemos, 557, entre Dom Romualdo de Seixas e Dom Pedro I. A entrada é franca.
Fonte/Link: www.unipop.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário