5 de março de 2012

Formação do Núcleo de Jovens Comunicadores e Comunicadoras no Instituto Universidade Popular.



No último sábado (03) no Instituto Universidade Popular (UNIPOP) aconteceu o 3º encontro de formação do Núcleo de Jovens Comunicadores e Comunicadoras do Programa Juventude, Participação e Autonomia (JPA), para a continuidade das ações formativas de jovens das comunidades atendidas pelo programa.
A atividade contou com a participação de representantes dessas comunidades e dos educadores Gilson Dias e Alex Pamplona com as temáticas: Diversidade religiosa e Direitos Humanos, Democracia e Comunicação e o que é Educomunicação? Respectivamente.
Pela manhã esses jovesn tiveram a oportunidade de discutir a declaração universal dos direitos humanos no seu art XVIII que diz: " Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, este direito inclui a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular", e a constituição brasileira no seu art 5º, inciso VI : É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurada o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias". Abrindo uma diversidade de opiniões e esclarecimentos sobre fatos e acontecimentos de intolerância religiosa no nossa cidade-estado-país.
No período da tarde a discursão  foi sobre a importância da democracia e da óptica de comunicação do núcleo de jovens comunicadores/comunicadoras práticada nas comunidades atendidas pelo Juventude, Participação e Autonomia.
Como tarefa, grupos de trabalho leram pequenos textos do "Guia de Educomunicação" promovido e criado por jovens de todo o país no projeto da revista "VIRAÇÃO" como: Constituição e suas leis, Espaços Educativos, Comunicação Compartilhada, Direitos Autorais e Internet. Retirando dos textos subsídios para propostas de ações viáveis para a produção de conteúdo e divulgação das atividades ocorridas nas comunidades onde esses jovens atuam. Gerando materias como este.

Jorge Andeson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário