21 de março de 2012

Dia Mundial das Florestas 21 de Março

 O dia 21 de março foi definido como o Dia da Floresta. Uma árvore, uma planta, podem até serem parecidas umas com as outras, mas existem muitas florestas dentro de um único bioma dos quais não conhecemos.
A floresta Amazônica, por exemplo, onde está concentrada a maior parte de água doce do mundo e é uma região que agrupa os mais diferenciados animais, incluindo os que estão em listas de extinções.
Então que tal conhecer um pouco mais sobre essa natureza tão diversificadas e cheia de vida?

MANGUEZAL.
 Ela é caracterizada por poucas árvores.Possui arbustos que estão bem adaptados ao seu habitat salgado e alagado. A vegetação tem dificuldades de absorver oxigênio, por isso, respira por cima da lama. Manguezais são lar de várias espécies, como peixes, amfíbios e crustáceos.

TERRA FIRME
 É uma floresta tropical que não é inundada por rios. Esta floresta é alta e mais diversificada, com nais ou menos quatrocentas espécies de bichos. É encontrado apenas em solos secos. Podemos enocontrar nessas florestas pés de nozes brasileiras, pé de borracha, madeiras tropicais e muita árvores.

TURFA
 Essas florestas são encontradas em pequenas partes da África. Estes pântanos florestais aparecem em lugares onde vegetações mortas ficam inundadas e se acumulam como material em decomposição. A turfa é como uma espécie de esponja que reserva a umidade nos momentos de pouca chuva.

FLORESTA DE ESPINHOS
 São encontradas nos solos que contém uma infiltração de água, mas bem pobres em nutrientes. Estas florestas são caracterizadas por certas espécies de árvores que resistem aos pobres solos ácidos, com árvores de baixo peso, em comparação com a típica floresta tropical.
Florestas de espinhos, também são conhecidas como rios de águas negras, encontradas na Bacia Amazônica.

VÁRZEA
 Florestas de várzea são inundadas. E ao contrário do pântano florestal, essa floresta têm terras ricas de nutrientes dos rios de águas brancas. E por serem adequadas para agricultura, elas são algumas das mais ameaçadas. Na floresta Amazônica, florestas de várzea duram pouco devido a natureza tropical que comem a sua base, e desaparecem rapidamente para o desenvolvimento.

IGAPÓ
São florestas tropicais inundads pouco a pouco, por longos períodos. Elas são encontradas na Bacia Amazônica. As árvores são mais curtas e caracterizadas por espécies de árvores. Muitas delas têm raízes largas e ramos espalhados para prestar apoio estrutural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário