23 de julho de 2011

Partilha: Caminhos do Marajó; Por Hugo Soares.

*Um relato condesado da participação na ação de prevenção de Verão Contra o HIV/AIDS em Souré e Salvaterra.

A caminhada iniciou-se meses antes á nossa chegada no esplendoroso arquipélago do Marajó, quando se foi traçada toda a estratégia para sensibilizar a população sobre as DST, HIV e Aids, aproveitando o grande fluxo de pessoas abarcado pelos pólos de veraneio.

Nossa missão era abordar o maior numero de pessoas através da entrega de preservativos, orientá-las ao uso correto do insumo e á importância da prática sexual protegida.

Depois desse reflexo, botamos o pé na estrada a caminho de Soure, conhecida como a capital do Marajó. Ás 10h34 do dia 15/07 estávamos de pronte no porto da Balsa no Distrito de Icoaraci, rumo a travessia de quatro horas até o porto de Camará, onde nos levaria até a “PA” de nosso destino.

Depois de horas entre rios e rodovias, chegamos em Soure, logo procuramos nos instalar e visualizar a programação da cidade para traçar a estratégia de ação local. Assim, entre seis, nossa equipe decidiu, no próximo dia pela manhã iniciar a jornada pela Praia do Pesqueiro e assim começamos a galgar nossa meta e missão.

No Pesqueiro, fomos muito bem recebidos pelos veranistas, que por muitas vezes aos mols de reverencia nos delatavam situações que nos davam aporte para reflexão do quão importante o uso do preservativo e de práticas seguras numa relação sexual, mesmo dentro da conjugalidade. Saímos já pela tarde com a cobertura plena dos quilômetros de praia, com o dever cumprido e o recado dado. Porém nosso trabalho não acabava por ali, logo nos debruçamos a caminho da praia Barra Velha com a mesma vontade e sentimento que nos envolvia no Pesqueiro e saímos de lá pelo fim da tarde quando, da mesma forma cumprimos e cobrimos toda a extensão da pequena e maravilhosa praia.

À noite, nossa presença foi garantida na programação de verão da prefeitura que acontecia na conhecida “ponte” (área de exposições e evento na praça da orla), a 7ª regional de Saúde, já estava por lá fazendo seu trabalho, assim chegamos para reforçar a equipe ali já instalada.

Domingo, nosso último dia de ação e estadia no arquipélago, logo numa conversa de desjejum, planejamos o retorno e a ação pelo grandioso caminho ao porto de Camará.

 Assim fomos até a Praia Grande, Joanes e Água Boa em Salvaterra, debruçados na mesma missão lograda em Soure.

Ás 16h00 em ponto, encontrávamos na balsa, cansados, porém satisfeitos por ter consumido todos o insumo trago ao Marajó e por ter abarcado um grande numero de pessoas que de alguma forma, foram sensitivas à nossa presença.

Relato feito por:
Hugo Soares
Rede Nacional de Jovens Vivendo com HIV e Aids

Para saber mais: www.jovensmaispara.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário