15 de julho de 2011

Diários de Parauapebas. Impressões Nº1.

Por: Carlos Amorim, disponibilizado na Lista de Email's organizacional.

ANOTAÇÕES SOBRE O IV ENCONTRO LGBT DO ESTADO DO PARÁ


Parte I

1) Superadas as dúvidas, indecisões e cisões ocorreu entre os dias 07 e 10 de Julho de 2011 o IV Encontro LGBT, com o tema “Temos famílias, temo direitos – a construção da cidadania LGBT” e após a mesa de abertura tive a felicidade de conferir uma breve sobre a nossa condição nos grupos sociais e a problemática de nossa “tomada de consciência” da condição Homossexual e seus desdobramentos no cotidiano. Enfatizamos a luta por direitos civis e o enfrentamento da homofobia.
2) Solidarizo-me com a direção do movimento na organização do evento que focalizou a formação, realizando duas oficinas: 1) ativismo e liderança e 2) advocacy.
3) Problemas, contudo, se repetiram como a não participação de pessoas que se dizem lideranças de OSCs que preferiram realizar mais vez aquilo que foi nomeado no encontro como LGBtur. Mas encaminhou-se e aprovou-se proposição de punição a fim de minimizar essa prática.
4) Lamentavelmente a organização local foi um desastre. A população local não participou; por um motivo óbvio: desconhecia a realização do Evento. Não houve divulgação local e sequer as “lideranças” locais participaram e nem contribuíram muito para a efetivação do Encontro, pois foi a direção do movimento quem teve que articular com a secretaria de saúde o que, em minha opinião, já deveria ter sido solucionado antes.
5) Infelizmente tenho que comentar a alimentação (ou a falta de). Um cardápio precário e a suspensão da alimentação, por parte da suposta OSC local depois de ter sido repudiada pelos participantes,
6) Contudo o Encontro avançou construindo deliberações que vão nos dar melhores condições de Organização e Política e com a realização de um objetivo perseguido há anos: Formação.
7) Tivemos também as badalações e a exibição de filmes com um rico diálogo sobre Identidade-Diferença.



Carlos Alberto Amorim Caldas.
Carlos Amorim -

Nenhum comentário:

Postar um comentário