18 de agosto de 2013

UNIPOP abre inscrições para Curso de Comunicação

UNIPOP abre inscrições para Curso de Comunicação do Projeto “Jovens Comunicadores da Amazônia”



Com o objetivo de promover o exercício da cidadania e estimular uma nova cultura de participação e mobilização social, protagonizada pela juventude, o Instituto Universidade Popular (UNIPOP) abre 20 vagas para o curso de comunicação, inserido no Projeto Jovens Comunicadores da Amazônia: Democratizando o Acesso à Informação, que se efetivará com o apoio do Programa Oi Novos Brasis. As inscrições serão realizadas, presencialmente, na sede da UNIPOP entre os dias 19 de agosto e 06 de setembro, no horário de 9 às 12:30 e de 14 às 18hs.

O curso é destinado para adolescentes e jovens de 15 a 25 anos, moradores de áreas periféricas da Região Metropolitana de Belém, nas quais a UNIPOP já desenvolve ações. Terá 144 horas de duração, distribuídas em 18 encontros, que se efetivarão preferencialmente aos sábados. O objetivo central é propiciar aos jovens conhecimentos sociopolíticos aliados às ferramentas técnicas da comunicação. Dessa forma, espera-se que os participantes possam contribuir para a transformação da realidade em que estão inseridos.

Para Patrícia Cordeiro, coordenadora do projeto, o momento de lançamento do curso é oportuno, uma vez que esse tipo de ferramenta tem sido fundamental na mobilização social e política que os/as jovens vêm protagonizando em várias partes do mundo e no Brasil. São manifestações em que a juventude mostra a sua insatisfação com as políticas que interferem diretamente na sua vida. Ela defende que os/as jovens moradores da periferia também precisam ser incluídos nesse processo.

“Percebemos que a população, sobretudo a juventude, foi para as ruas exigir mudanças na política e mais conquistas sociais, como saúde, educação, segurança, transporte, trabalho. A mobilização, em quase todas as regiões do país, foi potencializada de forma espontânea, pelas redes sociais. O mesmo aconteceu em outros países. O que queremos é que a juventude da periferia, que mais sofre com a falta de políticas públicas e muitas vezes é invisibilizada pelos meios de comunicação tradicionais, também possa se apropriar dessas ferramentas”, afirma.

O Projeto

O Projeto Jovens Comunicadores da Amazônia: Democratizando o Acesso à Informação terá dois anos de duração. No total, atenderá 40 jovens que serão divididos em duas turmas, sendo cada uma com 20 jovens: uma no 2º semestre de 2013 e a outra no 1º semestre de 2014. Cada grupo passará pelos dois ciclos de ação do curso. O primeiro contempla o curso com formação teórica e prática na área da comunicação, voltada para os direitos humanos (econômicos, sociais, culturais e ambientais). Já na segunda fase, os participantes serão inseridos em processos de incidência política nas comunidades e em espaços de debate sobre políticas públicas.

Serviço

Curso de Comunicação Popular do projeto Jovens Comunicadores da Amazônia

Inscrições: de 19 de agosto a 6  de setembro de 2013.
Público-alvo: Adolescentes e jovens de 15 a 25 anos, moradores da Região Metropolitana de Belém.
Local: Sede da Unipop. Av. Senador Lemos, 557, entre Dom Romualdo de Seixas e Dom Pedro I.
Contatos: (91)8221-8000/ (91)3224-9074 / (91) 3261-4260.
Maiores informações pelo site www.unipop.org.br


Link: www.unipop.org.br

Fonte: Unipop

Nenhum comentário:

Postar um comentário