7 de julho de 2013

NÃO FOI POR 0,20 CENTAVOS.




Muitos setores da sociedade brasileira nas últimas semanas despertaram para o que está sendo chamado de “o gigante acordou”. O povo brasileiro saiu de suas zonas de conforto, sejam elas das mais humildes as mais cheias de a preços de uma estabilidade moderna. Para ir às ruas e gritar aos quatro cantos do país: Vem pra rua, vem pra rua!
E esta sendo assim.
O que é louvável, pois, em um país que recentemente saiu de um sistema ditador. A democracia está sendo testada de fato agora. Doa a quem doer, a aceitação está ganhando fôlego e juntos estamos aprendendo a exercitar a democracia elaborada do papel de nossa constituição federal (1988) para as ruas. Não foi somente por 0.20 centavos. Foi pela espera da falta de reconhecimentos de ser cidadão renegados por tanto tempo.
O discurso de que “o gigante acordou” foi apenas um incentivo para que indivíduos pudessem alimentar a coragem e perde o medo de desabafar o que estava entalado em suas gargantas, para que pairassem em alto e bom som. Queremos direitos! Mas é válido ressaltar o cuidado. O cuidado para que nesse caminho, nós não nos percamos dos objetivos que fizeram os cidadãos  ganharem as ruas, indo as prefeituras, as câmaras, as secretárias e etc...ora desconhecidas por parte desses mesmos cidadãos que lá estavam. É preciso organizar as ideias e os discursos que são verbalizados pelas manifestações afora. É preciso esclarecer e dizer que “o gigante” não acordou agora. Ele já está há décadas acordado, como a sentinela que se mantém firme na segurança de uma fortaleza. É preciso fortalecer os guetos, os coletivos, os movimentos de luta, as pessoas. É preciso manter a chama acessa desses 0,20 centavos, para além das reivindicações alheias e formalizar uma sociedade objetiva, democrática e horizontal. Mostrando uma sociedade organizada, potencializada e com visíveis recursos de progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário