31 de maio de 2010

Ética no jornalismo é tema destacado no terceiro dia da Semana da Comunicação

A jornalista Linda Ribeiro foi a palestrante do terceiro dia da Semana de Comunicação, promovida pelos alunos do curso técnico em Rádio e Televisão, do projeto Missão Friuli Amazônia, nesta quarta-feira, 26, em Belém. Ela falou sobre o tema da ética no jornalismo e instigou os alunos sobre o assunto no início do bate-papo.


“Quem sabe, aqui, o que é ética?”, perguntou ela. Ter respeito pelo outro foi a primeira resposta dada por um dos alunos. Linda Ribeiro contou que a ética é muito importante para a comunicação social, dando exemplos do cotidiano. Para a jornalista, a ética é um kit que se traz de casa, nasce na família. “O respeito pelo outro é um dos princípios éticos”, reafirmou.

Linda Ribeiro falou também sobre as técnicas da redação para o rádio e mostrou, em power point, como deve ser construído o texto. “As palavras têm uma carga emocional”, disse. “A gente tem de colocar a ênfase na hora certa”, completou. Linda ressaltou que o rigor com o texto recai sobre a credibilidade do profissional. “A credibilidade é uma coisa que a gente tem de preservar, porque ela é muito preciosa”, frisou.&;

Redação – Linda Ribeiro deu orientações precisas sobre a redação para o meio radiofônico e sobre a locução ao vivo. Ela fez os alunos rirem ao falar das gafes cometidas por radialistas, em situações de improviso. Contou que, por ocasião da visita do papa a Belém, um radialista chamou o veículo do Santo Padre de batmovel, em vez de papamovel.

Na cobertura do Círio de Nazaré, outro locutor afirmou que a Basílica estava passando por determinado local, ao invés de dizer que era a berlinda da santa que fazia o percurso. A jornalista explicou que a transmissão ao vivo é mesmo difícil para todos. Correção textual e respeito pelo ouvinte foram as principais recomendações dadas pela jornalista, que tem de 23 anos de carreira.

***
Encontro do dia 28/05

Fonte: Pascom News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário