8 de novembro de 2013

Sobre a II Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente Pará

Por: Carlos Gouvêa; Jovem do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Estado do Pará.
Nestes últimos dias, mais precisamente entre os dias 05 a 07 de Novembro de 2013, aconteceu na Cidade das Mangueiras (Belém) a II Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Pará.
Foi um momento cansativo, estressante e também feliz, afinal, foi a concretização de um ano de trabalho, de reuniões (que por muitas vezes iam "do nada" para o "lugar nenhum"). Onde lidamos com pessoas que diziam representar instituições, mas que estavam ali apenas para referendar seu nome em um processo que sequer colaborou com um centavo para que a história toda acontecesse.
A priori foi um momento difícil, o governo do Estado na mão do PSDB, uma má vontade de realizar um processo destinado especialmente a alunos e alunas de todo o País chamado Pará. Não liberação de verba, espaço mal estruturado, locais distantes, numa conferência de meio ambiente a não produção de uma sequer caneca para evitarem-se os descartáveis e não garantia da contribuição para que a sociedade civil organizada participasse do processo, o quê no discurso, apresentava-se o oposto.
Egos de professores e gestores que infelizmente alimentam o espírito da competição, da disputa e não o da colaboração, da cooperação espírito que prega de fato a educação ambiental. Dá uma vontade de chorar quando penso que nestes últimos anos independente de governo o desrespeito com a juventude é o mesmo, não consultam, atropelam. Dá uma vontade de chorar quando olhamos crianças e adolescentes dispostos e participativas num processo que é deles, que se encontram raramente para trocar experiências, neste momento é em que tudo vale a pena. Dá uma vontade de chorar quando vemos adultos que falaciosamente defendem a autonomia da juventude, manipulam seus alunos para que as coisas saiam do seu agrado.
Tivemos ao menos uma vitória, conseguimos aprovar o início e o fomento de um debate para a construção de uma política de juventude e meio ambiente.

Dá uma vontade de chorar que mesmo apesar de tudo e de não conhecer todo o processo há amizades que se dispões a nos ajudar. É com uma sensação de realização que quero agradecer aos meus queridos amigos que ainda apostam na construção de um outro modelo de sociedade. Obrigado: Karla Gouvêa, Letice Lima, Wirlley Quaresma, Ingrid Fabi Santos, Jairo Silva Amaral e Jorge Anderson, que se disporam, se doaram à causa. A vocês, com todas as lágrimas de agradecimento, meu muito obrigado. Agora vamos que temos por vir o II Encontro Estadual da Juventude pelo Meio Ambiente.










Fotos: Jorge Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário