Trazer para o palco a discussão acerca da história de criação do Brasil é o que se propõe o Grupo de Teatro da UNIPOP com o espetáculo “Catimbas, Curimbós e Canalhices – Uma Outra História do Brasil”. Nesse texto – de autoria de Hudson Andrade e Carlos Correia Santos e direção de Alexandre Luz – os representantes das etnias que, futuramente, dariam vez ao povo brasileiro, postam-se, por volta de mil oitocentos e pouco, a esperar pela família real que, segundo eles, desembarcariam na ilha de Mosqueiro – distrito de Belém do Pará – e por que não? Fato que cria certa discórdia entre os personagens que defendem a idéia de que a família real deveria ir para a Bahia e os que acreditam que a melhor opção seria o Rio de Janeiro. No entanto, os lusitanos que vem pelo mar são mercenários enviados pela Coroa para sondar a situação da, então, colônia americana para recebê-los.
Acontece que os que aqui esperavam acreditaram que os mercenários eram os próprios monarcas. Fato que, ao ser percebido, não foi desmentido pelos portugueses que, por sua vez, enxergaram vantagens valiosas com a confusão.
“Catimbas, Curimbós e Canalhices” trata, com humor escrachado, da formação social, cultural e econômica do que foi um dia a Ilha de Vera Cruz; fazendo um rápido paralelo com situações, hoje, vivenciadas em nossa sociedade. Na trama, o enredo retrata algumas situações de um grupo teatro mambembe, no qual os personagens, em algum momento, se confundem com os próprios atores e atrizes do Grupo de Teatro da UNIPOP. A atmosfera antropológica criada por ocasião da chegada de estrangeiros a estas terras, dando novos rumos a uma história – que embora existente – desconhecida para o dito velho mundo “Civilizado”, suscita algumas reflexões. E se não tivesse começado na Bahia? E se fosse mais ao Sul? Ou mais ao Norte? E se fossem os franceses e não os portugueses?
Desta forma, o Grupo de Teatro da UNIPOP traz (ou leva) seu espetáculo de 2011 de volta ao começo do Século XIX para repensarmos um momento de transformação nas relações luso-brasileiras e fazermos de “Catimbas, Curimbós e Canalhices – Uma Outra História do Brasil” uma nau para chegarmos a tantos outros Brasis.
Ficha técnica
• Elenco: Amanda Santos, André Souza, Claudia Santiago, Gabriela Alves, Geovani Moia, Jorge Anderson, Maria Silva, Nete Pamplona, Vanda Lopes, Walter D’Carmo e Washington Luiz;
• Texto: Hudson Andrade e Carlos Correia Santos;
• Cenário: Jorge Cunha;
• Arte em Cartaz e Estandartes: Andrei Souza;
• Operadora de Som: Letícia Ramos;
• Operador de Luz: Adriane Gonçalves;
• Direção: Alexandre Luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário