23 de março de 2011

O judô no treinamento do ator: um treinamento pré-expressivo


Esse é o título da pesquisa em andamento do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. O treinamento é realizado com o Quintessência (Núcleo de Pesquisa em Artes: Judô e Teatro), a investigação revela a formação corporal do ator de teatro, por meio das artes marciais.


Ao vivenciar esta pesquisa deparei-me com um mestre cuja obra tatua em nossa pele o aprender a a-prender, a compreensão do corpo em vida, para isso o mestre Eugênio Barba vem desenvolvendo conceitos como equilíbrio, corpo dilatado, energia, equivalência, oposição, o caráter pré-expressivo. O objetivo dessa busca é desvendar a arte secreta do ator, ou ainda, os princípios que regem o seu bios-cênico. Deste modo, é a partir da sistematização do Judô Kodokan e a Antro-pologia Teatral de Eugênio Barba que este treinamento é constituído.

Como possibilidade de trabalho pré-expressivo, estamos utilizando um treinamento com arte marcial, especificamente o Judô. Essa preparação psicofísica é uma possibilidade para que os atores descubram o seu corpo extra-cotidiano, o corpo todo pensa/age com ou-tra qualidade de energia e ter energia significa saber modelá-la. A utilização extra-cotidiana do corpo-mente é aquilo que Eugênio chama de técnica, uma quebra nos automatismos do cotidiano. Princípios aplicados ao peso, ao equilíbrio, ao uso da coluna vertebral e dos olhos que produzem tensões físicas pré-expressivas, uma qualidade extra-cotidiana de energia que vai tornar o corpo teatralmente decidido, crível, vivo.

Barba fala de treinamento e não de ensaio, pois acredita que o treinamento é um encontro com a reali-dade que se escolheu, “qualquer coisa que se faça, faça-a com todo o seu ser.”
 
Serviço: Porão Cultural da Unipop (Av. Senador Lemos,557
Umarizal: Próximo a Praça Brasil
Dia: 25 de março Sexta-feira
Hora/; 20:00h
ENTRADA FRANCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário