10 de abril de 2014

Jovens Comunicadores visitam bairro do Benguí.


10/04/2014
No último dia 05.04, adolescentes e jovens integrantes da primeira turma do Curso de Comunicação Popular realizaram atividade no bairro do Benguí, em Belém (PA). A visita à localidade foi uma aplicação do módulo ‘Leitura Comunitária’, que objetivou construir um mapa comunitário a partir do (re)conhecimento dos espaços presentes no ambiente e da maior e melhor compreensão sobre os serviços e equipamentos públicos existentes no bairro, para identificar as opções estruturais construídas para as juventudes.

A equipe visitou a Unidade Municipal de Saúde do bairro


Em companhia da facilitadora professora Sandra Helena, a equipe visitou dois espaços da Paróquia Rainha da Paz (Espaço Cultural Pe. João Derik e Brechó da Pastoral da Criança); uma Unidade de Urgência e Emergência; além dos espaços da Associação dos Moradores do Benguí (Amob), Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB) e Movimento República do Emaús. Em cada espaço visitado, os adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de compreender o funcionamento do lugar e aprender sobre a história do bairro.


Jovens Comunicadores conversam com o Padre Bruno Sechi durante passagem pela República de Emaús

Para Anne Juliete, 16 anos, a atividade possibilitou enxergar a comunidade com outro olhar, de forma a reconhecer os espaços presentes no ambiente e observar a realidade dos moradores. “Este momento foi importante porque fez a gente enxergar a realidade do bairro. Pudemos refletir sobre a exclusão provocada pelo capitalismo. A realidade do Benguí é bastante persiste, pois a comunidade não desiste fácil”, disse a adolescente que integra o time da primeira turma de Jovens Comunicadores da Amazônia, projeto realizado pelo Instituto Universidade Popular (Unipop) e que recebe o apoio do Instituto Oi Futuro.

Fonte: Unipop

Nenhum comentário:

Postar um comentário