29 de setembro de 2012

Voduns, Orixás e Inkisis. Sinergia Cultural.


Graças as forças divinas que rege este planeta! Que bom, que estive nesse lugar.
SINERGIA CULTURAL: Sttefane Trindade.

O Candomblé, uma das religiões de matriz africana mais tradicionais da cultura brasileira, foi tema do Sinergia Cultural dessa sexta-feira (28).
O evento “Voduns, Orixás e Inkisis”
foi um grande momento de abertura e esclarecimentos para o público presente. Que pode trocar, sentir e ver a importância da religião para a formação socio-cultural-social-político e cultural da religião.







Fotos: Jorge Anderson

Limpa Brasil. Etapa Belém do Pará. 30 de Setembro.



O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente!
A ideia é convidar os cidadãos para ajudar a limpar suas cidades em um dia. E incentivar a reflexão para a mudança do hábito de jogar lixo fora do lixo.

Fique por dentro:

27 de setembro de 2012

Sinergia Cultural: Voduns, Orixás e Inkisis.


O Candomblé, uma das religiões de matriz africana mais tradicionais da cultura brasileira, será o tema do Sinergia Cultural desta sexta-feira (28). O evento “Voduns, Orixás e Inkisis” começará às 19h, no Porão Cultural do Instituto Universidade Popular (Unipop), e terá como convidada a professora de educação física e praticante da religião, Sttefane Trindade.

O encontro pretende romper preconceitos por meio do esclarecimento sobre a religião. Para isso, Sttefane pretende mostrar um pouco da história do candomblé, seus principais fundamentos, as hierarquias existentes e os passos que uma pessoa deve seguir para conhecer um pouco mais sobre essa prática religiosa. Ao compartilhar a sua experiência, ela pretende demonstrar como a espiritualidade mudou a sua forma de ver o mundo.

“Passei a entender outros valores e trazê-los para a minha vida, como abrir mão da vaidade, adquirir disciplina, respeitar as pessoas e, sobretudo, aprender a me respeitar. Este talvez seja o ponto mais importante de todos, pois ao me tornar afro-religiosa passei a ter uma identidade, que para mim corresponde também a minha identidade biológica. Sou negra e tenho a obrigação de respeitar meus ancestrais”, afirma.


Sttefane, que também é especialista em Estudos Culturais da Amazônia, garante que quebrar a barreira do medo do desconhecido é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Por isso, ela pretende explicar todos os valores de igualdade e humanidade presentes no mundo afro-religioso.

Serviço
Sinergia Cultural: Voduns, Orixás e Inkisis
Data: 28 de setembro.
Hora: 19h
Local: Porão Cultural da Unipop (Av. Senador Lemos, 557, entre Dom Romualdo de Seixas e Dom Pedro I)
Entrada Franca

Fonte: unipop


RATAPLAN. Um novo projeto teatral por mim.

Um novo projeto teatral vem por ai. Ensaios..





23 de setembro de 2012

Sucata e Diamante.

Na última sexta-feira a praça da bíblia na cidade nova 3 em Ananindeua. Recebeu o Grupo Dirigível Coletivo de Teatro, alegrando a movimenta praça que diariamente recebe um público de jovens frequentadores de várias "tribos". Cada um com seu estilo e jeito de ser... A proposta de levar o espetáculo: Sucata e Diamante( um conto baseado na história de Aladin e a lâmpada maravilhosa) para o local, me deixou bastante estusiasmado para ver a cena teatral acontecer na minha região, na minha cidade, no meu bairro...
Parabéns ao Grupo, vida longa. E quem possamos ver e curti outros e outros espetáculos pelo grandioso município de Ananindeua/PA.










Fotos: JORGEANDERSON

17 de setembro de 2012

Pacto pela Juventude! Que Papo é Esse? Participe.



Candidatos à PMB são convocados a assinar pacto.


Matéria veiculada no Jornal Diário do Pará: Sábado, 15/09/2012


Organizações sociais, movimentos de juventude e ativistas defensores dos direitos humanos realizarão, na próxima quinta-feira (20), no auditório Dom Alberto Ramos da Universidade da Amazônia (Campos Senador Lemos), a 3ª edição do Pacto pela Juventude. A atividade reunirá os candidatos à Prefeitura Municipal de Belém com o objetivo de firmar um compromisso com as políticas públicas que beneficiem os jovens.
Segundo Selli Rosa, uma das organizadoras do Pacto e representante do Instituto Universidade Popular (Unipop), a ideia não é promover espaços de campanha ou debates eleitorais nos moldes televisivos entre os candidatos. O que se pretende é chamar a atenção do poder público para os problemas existentes na cidade e que afetam a população jovem, além de fazer com que as demandas juvenis sejam incorporadas nas plataformas eleitorais.
“O Pará é o terceiro estado brasileiro onde há mais homicídios de jovens. Belém amarga a oitava posição entre as capitais mais violentas. Isso acontece por uma série de motivos, entre eles, a omissão ou descaso do poder público. Só esta semana, dois adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas e que estavam sob tutela do Estado foram assassinados. Nós queremos mudar esse quadro e o pacto servirá para isso”, afirma.
Temas como saneamento básico, transporte, meio ambiente, segurança, emprego, gênero, homoafetividade, religiosidade, cultura, lazer e inclusão social e digital farão parte do debate. Outra questão a ser incluída na agenda dos candidatos é o alto índice de jovens analfabetos, que em Belém chega a mais de 3 mil jovens de 15 a 24 anos.

Serviço
Pacto pela Juventude de Belém.Dia: 20 de setembro (quinta-feira).
Hora: 18 horas.
Local: Auditório Dom Alberto Ramos (Universidade da Amazônia). Avenida Senador Lemos, 2809, no Telégrafo. Entrada franca.